
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O paulistano do Brás, Claus Borges, é cabeleireiro há 30 anos e tornou-se referência no mundo da beleza. Reconhecido nacional e internacionalmente, o Artista Redken tem um currículo de peso: se especializou em visagismo com o francês Claude Julliard - criador do método "Visagisme Total Look" -, estudou tendências de corte na conceituada escola Toni&guy Academy, em Londres, e participou de congressos de beleza em países como Estados Unidos, Alemanha e Itália. O conhecimento adquirido dentro e fora do Brasil fez com que o hairstylist pudesse trabalhar com famosas como Vera Fischer, Maitê Proença e Deborah Duboc, além de assinar os looks de desfiles de grifes como Versace, Vivienne Westwood e Tommy Hillfiger. Perfeccionista e ambicioso, o profissional quer conquistar o mundo e parece estar cada vez mais perto disso!
O início
Filho de uma costureira, Claus começou cedo sua trajetória profissional. Com apenas dez anos de idade ele já recriava no papel os desenhos recebidos das clientes de sua mãe. "Também gostava de cortar os cabelos das bonecas da minha irmã. Foi aí que começou todo meu interesse pelo mundo da beleza", revelou.
Ingressando na profissão
Embora o fascínio pela beleza tenha sido precoce, Claus passou por diversas áreas até se tornar cabeleireiro: foi office-boy, torneiro mecânico, auxiliar de produção e chegou até a trabalhar em banco. A oportunidade de ingressar no mundo da beleza foi aparecer de forma inusitada, no salão em que freqüentava em São Paulo. Aos 22 anos, Claus, que era amigo do dono do salão, foi convidado a participar da equipe do estabelecimento como auxiliar. Desde então, ele não parou mais. Hoje, o cabeleireiro tem a sua agenda disputada por clientes do 1838, um dos salões mais badalados de São Paulo.
Mentor profissional
De acordo com Claus, um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi ter conhecido Mário Merlino, hairstylist referência e autor do corte característico de Elis Regina. O encontro aconteceu quando ainda trabalhava em uma das filiais do salão Jacques Janine, em São Paulo, nos anos 80. Os dois se deram tão bem que Mário o convidou para atuar na matriz da rede, onde ficou por sete anos. "Mário foi uma espécie de mentor para a minha carreira. Um homem admirador que me ensinou muito", comentou.
Parceria com a Redken
Em parceria com a marca há 16 anos, Claus reconhece que Redken levou sua carreira profissional a um novo patamar. Em 2011, o cabeleireiro assinou a coleção "O Mundo Inspirador de Redken - formas e sombras". Junto com sete outros artistas, o brasileiro pôde compartilhar suas técnicas de coloração e design nos Estados Unidos para mais de 12 mil pessoas. "É incrível saber que uma marca pode mudar tanto a vida de um profissional. Sinto-me muito mais forte, capaz, seguro e apoiado a partir da parceria", disse.
Publicado por: Leticia Lopes, Quarta-feira 31 de dezembro de 2014 - 05h05
Mais Redken

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

Descobrimos o passo a passo para deixar a franja cortininha perfeita!

5 segredos para tratar cabelo quebrado rapidamente
Últimas matérias

Cabelo curto com luzes platinadas: veja 20 inspirações

Como fazer hidratação no cabelo antes da escova? 4 segredos para evitar danos do secador

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados