
William Sales
Hairstylist especialista em corte, coloração e mechas
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabeleireiro é a pessoa ideal para indicar os melhores produtos para tratar e finalizar o seu tipo de fio no dia a dia. No entanto, há casos em que é necessário ir além e consultar um tricologista para resolver algum problema capilar. Esses profissionais estudam o couro cabeludo e os fios de cabelo de um ponto de vista médico e podem ajudar a tratar alguns casos mais persistentes ou extremos de escamação, alergia e afinamento, entre outros quadros. Reunimos 4 sinais que indicam que é hora de visitar um médico tricologista para cuidar da saúde das madeixas, confira!
Veja também: um guia completo para cuidar do couro cabeludo e seus problemas mais comuns!
A reação alérgica a produtos de cabelo pode exigir a orientação de um médico
Muitas pessoas só descobrem que têm alergia a determinados ingredientes ou substâncias quando apresentam alguma reação após usar um produto que os contenha na fórmula. Essas reações podem provocar efeitos colaterais desagradáveis como vermelhidão no couro cabeludo, coceira e formação de pequenas bolhas na região, podendo até causar inchaço e placas vermelhas atrás das orelhas, no pescoço e na área dos olhos. Se você apresentar qualquer sinal de alergia a um produto, por menor que seja, suspenda seu uso imediatamente. Quando puder, visite um tricologista levando o produto em questão para descobrir junto com o profissional o que pode ter causado a reação. O(a) médico(a) também vai poder analisar com atenção o estado da fibra capilar e do couro cabeludo para te ajudar a recuperar a saúde e o equilíbrio na região.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Um tricologista pode ajudar a tratar o cabelo com afinamento e queda acentuada
Muitos hábitos do dia a dia podem causar a sensação de que o cabelo está afinando, como o uso excessivo de secador, chapinha e babyliss. "Os danos mecânicos, causados por essas ferramentas de styling, fazem com que os fios percam sua forma e se tornam mais finos e sem vida com o tempo", conta o hairstylist William Salles. Prender o cabelo no mesmo penteado todo dia, não hidratar os fios com frequência e se expor ao sol sem um leave-in com filtro UV são outras práticas que podem enfraquecer os fios. No entanto, quadros avançados de queda desde a raiz, em que o fio sai acoplado ao bulbo branco na ponta, indicam que o problema pode estar dentro do corpo, e não fora.
Desequilíbrios hormonais - naturais da idade ou não -, carência de vitaminas e falta de nutrientes específicos são problemas que podem deixar o cabelo fraco e provocar uma queda acentuada, causando a aparência de madeixas com afinamento e visual minguado. Nesses casos, o tricologista é o profissional perfeito para analisar a situação, fazer alguns testes, realizar exames e te ajudar a identificar as causas do problema. Com o tratamento adequado - que pode ser incluir um suplemento específico, um remédio ou até um produto feito sob encomenda - você vai perceber uma melhora significativa na aparência e no toque do cabelo, que ficará encorpado e cheio de movimento novamente.
Trate o cabelo com caspa persistente com ajuda de um profissional
A caspa é um dos quadros que mais causam incômodo tanto aos homens quanto às mulheres porque geralmente é uma situação visível para os que estão ao redor. A escamação do couro cabeludo pode ser provocada por diversos fatores como estresse, ressecamento, acúmulo de oleosidade e umidade. No dia a dia, os shampoos anticaspa como Bain Antipelliculaire, de Kérastase, são indicados para aliviar a irritação, devolver o equilíbrio à região e evitar que a caspa retorne.
No entanto, em casos provocados por fungos e que apresentam resistência aos produtos indicados pelo cabeleireiro, o melhor a fazer é procurar um tricologista. Ele vai fazer testes para identificar o que pode estar causando a situação e indicar um produto mais forte, muitas vezes até feito sob encomenda, para tratar especificamente as necessidades do seu couro cabeludo. Assim, você se pode eliminar de vez os flocos dos fios.
Evitar dormir de cabelo molhado e não dar pausas muito grandes entre os dias de lavar os fios também são medidas que ajudam a cuidar do problema. "Também não se esqueça de não passar condicionador na raiz e sempre tome banho com água gelada ou morna, uma vez que a água muito quente provoca ressecamento e irrita o couro cabeludo, aumentando a a caspa", indica William.
O cabelo excessivamente oleoso pode precisar de ajuda médica para recuperar o equilíbrio
Muitas pessoas têm cabelo oleoso e a indicação dos profissionais geralmente é lavar os fios diariamente ou em dias intercalados com um shampoo especializado, como o Bain Divalent, de Kérastase. Com fórmula limpante e ação refrescante, ele ajuda a manter a oleosidade do couro cabeludo sob controle por mais tempo. No entanto, há casos que não respondem a esse tipo de produto e apresentam um quadro avançado de seborreia, muitas vezes obrigando as pessoas a lavarem a cabeça duas vezes por dia. Esse hábito pode ser extremamente prejudicial para a fibra capilar, que tende a ficar ressecada nas pontas e carente em nutrientes. Se essa for a sua situação, vale a pena agendar um horário para conversar com um tricologista para entender o que pode estar provocando o problema e quais são as opções para tratar esse desequilíbrio sem sacrificar a saúde do restante do cabelo.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Segunda-feira 10 de dezembro de 2018 - 10h50
Mais Tratamento de cabelo

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

10 dicas de cabeleireiros para o cabelo crescer mais rápido
Últimas matérias

O que fazer quando o cabelo está caindo muito? Saiba 4 formas de controlar a queda

Finalização de cabelo cacheado: 3 truques de cabeleireira para definir os cachos

4 tons de loiro que combinam com o inverno 2022

Cabelo poroso: o que é, causas comuns e como tratar os fios em casa

Quais as tendências de cores de cabelo em 2022? Cabeleireiro revela nuances que estão em alta

Cabelo dourado: loiro, ruivo, marrom e outras nuances para apostar