
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Fazer uma boa finalização para cabelo cacheado e crespo é essencial para exibir cachos bonitos depois de lavar. Com bons truques e produtos certos é possível conquistar mais definição, controle de frizz e manter os fios arrumados por até dois ou três days after.
A hairstylist Vivi Siqueira acredita no poder da fitagem, mas recomenda mudar as técnicas de acordo com a curvatura ou necessidade dos fios. "A fitagem é uma finalização básica de cacheada, as ferramentas é que são diferenciadas", explica.
Para te ajudar a acertar no dia a dia, a expert listou três truques e produtos para usar na finalização do cabelo cacheado e crespo. Confira!
1. Faça a fitagem no cabelo cacheado e crespo com um leave-in de longa duração
O combo fitagem + um bom leave-in é indispensável na finalização para cabelo cacheado e crespo. Mas nem todos os produtos têm a mesma proposta. Para quem busca cachos definidos no dia da finalização e no day after, Vivi Siqueira recomenda fazer a fitagem com um leave-in de longa duração. "É um produto muito concentrado, então você não precisa usar muito creme na cabeça", afirma.
Na hora de fitar os cachos, é fundamental separar os fios em mechas finas e aplicar o leave-in uma a uma. "Você vai pegar a mecha e enluvar o produto nela. Você pode usar um pente que ajuda na fitagem. Depois é só ativar o cacho. Vai fazendo e ativando", ensina Vivi. Para fazer a ativação dos cachos, basta apertar a mecha de baixo para cima após a fitagem.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2. O mousse é o finalizador ideal para cachos e crespos que precisam de mais definição
Algumas curvaturas de cachos têm mais dificuldade para definir. Pode acontecer com o cabelo 4c ou com o cabelo 2c, por exemplo. Nesses casos, o truque da hairstylist é usar um mousse na finalização. O produto pode ser usado sozinho ou misturado ao leave-in.
"Se você quer mais definição, pode usar o mousse ou misturar os dois e fazer a fitagem da mesma forma. Eu gosto de misturar um pouquinho de cada um e finalizo com uma escova que ajuda nesse processo de fitagem", ensina. Para que os cachos não fiquem rígidos e sem movimento, o segredo é usar um mousse específico para cabelos cacheados, que normalmente contêm ativos hidratantes na fórmula, e não um mousse comum.
Leia também: Passo a passo para tirar o fator encolhimento do cabelo cacheado e crespo
3. Cabelo cacheado com duas texturas? Faça a finalização com dois produtos e dedoliss
A mistura de dois produtos de definição também é certeira para definir cabelos cacheados com duas texturas. Segundo Vivi Siqueira, a presença de duas ou mais texturas de cacho em uma só cabeça é bastante comum, tanto durante quanto após a transição capilar, e algumas partes do cabelo podem ter mais dificuldade para definir do que outras.
Por isso, além de misturar os finalizadores, a expert faz uso de uma técnica de texturização chamada dedoliss. "Quando o cabelo tem várias texturas diferentes e às vezes não cacheia na parte da frente, eu gosto de fazer o dedoliss que é esse movimento de enrolar o cabelo com o dedo. Faço isso no cabelo todo, ou só na frente, ou só na parte de trás, ou seja, onde a textura pode não estar tão boa", ensina.
Publicado por: Amanda Cardoso, Quinta-feira 26 de maio de 2022 - 08h52
Mais Cabelos cacheados

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

5 passos para acabar com o frizz do cabelo cacheado e crespo no inverno

Wolf cut em cabelo cacheado: 13 inspirações e dicas para finalizar os cachos
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões