
Degradée Shopping Tijuca

(21) 2567-6767

Av. Maracanã, 987 | Tijuca | Rio de Janeiro | RJ

https://www.instagram.com/regisvanccini/
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Quem tem cabelo loiro sabe que as tonalidades claras exigem um cuidado especial no dia a dia porque são mais sensíveis aos agentes externos. Nessa rotina de tratamento, um produto que está - ou deveria estar - sempre presente é o shampoo roxo. Ele não é um shampoo comum de uso diário, mas também não é específico de uso profissional, e tem propriedades bem específicas que fazem dele totalmente diferente de todos os outros itens usados no banho. Apesar de sua importância, o shampoo roxo ainda gera muitas dúvidas, então reunimos respostas para as mais recebidas nos salões de beleza para te ajudar a cuidar melhor dos cabelos loiros em casa. Confira!
Veja também: conheça os cuidados essenciais para manter o cabelo loiro sempre bonito!
Afinal, o que é shampoo roxo?
O shampoo roxo vai além da função tradicional de limpar os fios e eliminar os resíduos de produto, a oleosidade e as impurezas. "Ele funciona como uma manutenção para ter cabelos loiros mais bonitos, eliminando reflexos amarelados", explica o hairstylist e Artista Redken Regis Vanccini. O segredo dessa ação de correção de cor é a alta concentração de pigmentos violeta na fórmula. Na escala de cores da ciência, das artes e da beleza, o roxo e o amarelo são cores opostas, então se neutralizam mutualmente. Seguindo esse princípio, o shampoo roxo, ao entrar em contato com os reflexos amarelados, "apaga" as nuances quentes e confere um acabamento mais neutro ou frio para a cor, dependendo do resultado desejado.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Por que quem tem cabelo loiro precisa usar shampoo roxo?
Após a descoloração necessária para clarear o cabelo até ficar loiro, os fios ficam mais sensíveis à absorção de impurezas e à oxidação. Além do fundo de clareamento natural do cabelo, que geralmente é alaranjado ou avermelhado, agentes externos como a poluição, os raios solares e os elementos presentes na água podem provocar o aparecimento de reflexos amarelados poucas semanas após a mudança de visual. É nesse momento que surge a necessidade de um produto que corrija esses reflexos quentes e mantenha o cabelo com a cor neutra ou fria que você adotou no salão até o dia de visitar o cabeleireiro de novo. Para isso, um shampoo roxo como Color Extend Blondage, de Redken, é o mais recomendado, já que combina a eficácia da neutralização da cor com um tratamento para a fibra sensibilizada.
Como e com que frequência o shampoo roxo deve ser utilizado?
Ao contrário dos shampoos normais, o shampoo roxo não é indicado para uso diário porque pode sobrecarregar os fios de pigmentos e acabar manchando. "A frequência indicada normalmente é 2 vezes por semana", afirma Regis. No entanto, isso não é regra; dependendo da cor original dos fios e da cor que você deseja manter, pode ser preciso reduzir a frequência, então sempre pergunte ao seu cabeleireiro qual é a orientação para o seu caso especificamente.
"A cliente não vai ter essa necessidade assim que sair do salão porque nós temos ferramentas específicas para deixa-la com o cabelo ideal. Porém, como os pigmentos frios saem com mais facilidade, nós usamos essa ferramenta do shampoo roxo para fazer a manutenção desse pigmento no cabelo", conta o expert.
O produto deve ser aplicado com uma luva para não manchar as mãos e tempo de ação nos fios antes do enxágue varia de pessoa para pessoa. "Em Color Exchange Blondage, nós temos 3 níveis: para cabelos pouco amarelados, a pausa é de 3 minutos. Para um amarelado médio, 4 minutos. E se o cabelo está muito amarelado, deixamos 5 minutos", explica Regis. Por fim, enxágue tudo abundantemente e prossiga com o condicionador combinando.
Em quais casos o shampoo roxo não é recomendado?
Pelas regras da colorimetria, o pigmento roxo só neutraliza reflexos amarelos. Em cabelos com outros tipos de nuances indesejadas, ele pode acabar manchando e piorando a situação, então cada caso deve ser avaliado pelo cabeleireiro para encontrar a solução mais adequada.
O cabelo loiro alaranjado, por exemplo, geralmente indica que não foi descolorido por tempo suficiente para chegar a um tom mais claro. Nesse caso, a solução pode ser clarear mais os fios ou apostar em um tonalizante para corrigir a cor e mantê-la mais escura.
Se o problema é que o cabelo ficou manchado de verde após mergulhos na piscina, o ideal é que o profissional faça uma limpeza no salão de beleza antes de você retomar a rotina de cuidados em casa. Na dúvida, é sempre melhor escutar a orientação de um hairstylist para acertar no tratamento.
Visite um salão de beleza na sua região para cuidar dos cabelos com um profissional!
Publicado por: Barbara Gonçalves, Quinta-feira 01 de novembro de 2018 - 16h05
Mais Cabelo loiro

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões

Loiro escuro iluminado: 15 fotos da cor que esquenta o visual no outono/inverno
Últimas matérias

9 penteados para cabelos cacheados ideais para o trabalho

Cabelo acaju: púrpura, acobreado, dourado e mais nuances para inspirar

Aprenda 5 dicas para tirar o frizz do cabelo loiro

Balayage no cabelo preto: dicas de nuances, técnicas e como evitar reflexos avermelhados

Corte de cabelo no ombro: reto ou repicado? Saiba escolher o perfeito para você

Loiro dourado: 45 fotos da cor de cabelo mais pedida dos salões