
Rafael Bertolucci

É um dos profissionais referência em loiros e mechas no país e em desenvolver técnicas de corte e cor.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Muitas pessoas adotam o cabelo colorido pastel para experimentar tons fantasia de uma forma mais suave, mas nem sempre sabem os cuidados que o visual exige. Para conquistar uma cor viva e duradoura sem prejudicar a saúde dos fios, é importante preparar o cabelo para a descoloração e tratar bastante a fibra capilar após a transformação. Para te orientar, reunimos as melhores dicas para cuidar do cabelo antes e depois de adotar uma coloração pastel para aproveitar ao máximo o potencial da tonalidade escolhida. Confira!
Veja também: guia completo para cuidar do cabelo colorido no dia a dia!
Antes de adotar o cabelo colorido pastel, prepare os fios para a descoloração global
1) Para chegar a um tom pastel como o rosa claro ou o azul bebê, é preciso descolorir o cabelo primeiro porque a cor exige uma base bem clara, quase branca. O processo é mais simples em cabelos naturalmente claros ou virgens, mas pode ser dividido em três ou quatro sessões para realizar um clareamento gradual em quem tem o cabelo naturalmente escuro. Assim, a fibra capilar pode ser tratada e fortalecida entre as visitas ao salão de beleza para que não quebre e resista bem à transformação completa.
2) Uma boa linha de produtos para preparar o cabelo para a descoloração global é Inforcer, de L'Oréal Professionnel. "Gosto muito da coleção porque a fórmula contem biotina e vitamina b6, que fortalecem o cabelo, estimulam o crescimento e conferem com um toque sedoso incrível, graças ao altíssimo poder de nutrição desses ingredientes", explica o hairstylist Rafael Bertolucci, embaixador L'Oréal Professionnel. A linha ajuda a tornar os fios mais resistentes sem comprometer a maciez, então a quebra é reduzida e a fibra responde melhor ao processo de descoloração.
3) Quem está com o cabelo danificado pode não passar no teste de mecha, em que o cabeleireiro aplica a mistura descolorante em alguns fios para observar se eles resistem ao procedimento. Nesses casos, o ideal é seguir uma rotina de tratamento e reparação de danos por algumas semanas até as madeixas recuperarem a saúde. A linha Absolut Repair Cortex Lipidium, de L'Oréal Professionnel, é perfeita para oferecer a reposição de lipídios e nutrientes que foram perdidos e tornar o cabelo apto a passar pela transformação.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
O cabelo colorido pastel exige cuidados contínuos e proteção contra danos
4) Depois de adotar o cabelo colorido pastel, é fundamental manter a rotina de tratamentos regrada que se iniciou antes da mudança da visual. Os fios vão estar mais sensibilizados após a descoloração e a coloração, então a reparação de danos e o fortalecimento da fibra se torna ainda mais importante. Além desses cuidados com a saúde do cabelo, lembre-se também de tratar a cor com uma linha de produtos voltada para a proteção dos pigmentos. Com filtro UV e ação antioxidante, a coleção Vitamino Color A.OX, de L'Oréal Professionnel, é ideal para prolongar ao máximo a durabilidade dos tons pastel e ainda hidratar os fios a cada higienização.
5) Usar bons produtos no banho faz toda a diferença na durabilidade da cor pastel, mas também é importante reduzir a frequência com que você lava a cabeça. A própria ação da água ajuda a desgastar os pigmentos, então os experts recomendam tentar pelo menos intercalar os dias. Como a descoloração tende a ressecar um pouco os fios, você nem vai sentir necessidade de higienizá-los com a mesma frequência. Rafael também reforça que deve-se evitar água quente na hora de lavar os fios porque ela estimula o ressecamento; em vez disso, prefira manter uma temperatura morna ou fria.
6) Outro grande vilão do cabelo colorido pastel é o calor do secador, da chapinha e do babyliss. Essas ferramentas podem deixar a cor manchada por causa da alta temperatura e ainda agravam o ressecamento, facilitando o desgasta dos pigmentos. Por isso, evita ao máximo utilizar esse tipo de aparelho no dia a dia. Quando for usá-los, prepare os fios antes com um protetor térmico como o spray 10-em-1 da linha Vitamino Color , que é voltado especialmente para o cuidado com as madeixas com coloração.
Publicado por: Barbara Gonçalves, Sexta-feira 26 de julho de 2019 - 14h12
Mais Cabelos coloridos

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento

18 fotos de cabelos curtos com luzes loiras e coloridas para se inspirar

Para que serve centella asiática? Conheça 3 benefícios para cabelos danificados
Últimas matérias

Qual a diferença entre cabelo cacheado e cabelo crespo? Especialista explica e dá dicas para cuidar dos fios

Shampoo para cabelo loiro: 6 opções para revitalizar a cor e cuidar dos fios

6 produtos de cabelo lançados no segundo semestre de 2022 que você vai amar!

Vitamina C dá brilho instantâneo aos cabelos loiros. Saiba como usar!

Cabelo loiro mel: 5 passos para cuidar em casa e manter a cor dos fios sempre luminosa

Oxidação do cabelo colorido: o que é o fenômeno e como proteger os fios do desbotamento