
Lucas Possetti

Hair Colorist & Stylist
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
A decisão de clarear o cabelo pela primeira vez pode assustar as mulheres que nunca fizeram nenhum procedimento químico nas madeixas. Por mais que seja um serviço comum nos salões de beleza, muitas pessoas ainda têm dúvidas quando o assunto é apostar em uma coloração mais clara para renovar o visual; afinal, essa é uma escolha que demanda comprometimento com uma manutenção caprichada. A melhor forma de se tranquilizar é se preparar antes de agendar o serviço, então reunimos 4 dicas sobre como se preparar para a mudança para te ajudar a se sentir mais segura. Veja!
Leia também: 5 dicas antes de pintar um cabelo virgem
1) Antes de clarear o cabelo no salão de beleza, conheça as técnicas e as cores disponíveis
A maneira mais eficaz de se sentir segura para clarear o cabelo pesquisar o máximo possível sobre o tema antes do procedimento. Mesmo que você vá realizar a mudança com um profissional, é importante conhecer as principais tendências e cores para escolher quais mais se adequam ao seu estilo e ao estado de saúde atual dos fios. Tenha em mente quais são os seus objetivos com a coloração, e a partir daí pesquise as técnicas mais populares para clarear os fios para entender como cada uma delas traz efeitos diferentes para o cabelo. Algumas delas são o ombré hair, que consiste em mechas nas pontas do cabelo, a balayage, que são as luzes feitas à mão livre de forma personalizada, e as babylights, que são luzes super finas e delicadas. Também vale a pena separar fotos de referência para mostrar ao cabeleireiro as cores e estilos que está considerando adotar, para que ele possa entender exatamente o que você deseja. Busque fotos de pessoas que tenham o tom de pele e a cor do cabelo natural parecidos com os seus para ter uma ideia mais concreta de como será o resultado.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Converse com um expert antes de clarear o cabelo para encontrar as melhores opções para apostar
Depois de definir o resultado que gostaria de obter ao adotar uma cor mais clara no cabelo pela primeira vez, marque um horário para conversar com o seu cabeleireiro sobre as opções. Só um profissional com experiência em coloração e visagismo vai poder indicar as melhores formas de chegar ao tom que você deseja, além de te orientar quanto aos cuidados pós-coloração e a frequência de visitas ao salão para retocar. Ele também vai te ajudar a ser realista sobre o que esperar da mudança, além de sugerir tonalidades que combinam melhor com o seu tom de pele e técnicas que valorizam o seu tipo de fio e deixam a coloração com um efeito mais natural. O cabeleireiro também poderá fazer um diagnóstico capilar e entender as necessidades do seu cabelo antes da mudança, receitando tratamentos que vão ajudar a fortalecer a fibra e prepará-lo para o procedimento químico que está por vir. Assim, você garante que a mudança seja feita da forma mais segura e confortável possível, sem risco de causar danos às madeixas.
3) Clarear o cabelo pode levar mais tempo do que você espera
Por mais ansiosa que você possa estar para clarear o cabelo pela primeira vez, é importante considerar que, dependendo da cor de base dos fios e do tom escolhido para a coloração, pode ser preciso fazer algumas visitas ao salão de beleza até chegar ao resultado perfeito. Se você tem o cabelo castanho escuro, por exemplo, é difícil atingir o loiro platinado em apenas uma sessão, mas um clareamento suave de dois ou três tons será mais rápido, então esse é um aspecto que precisa ser levado em consideração na hora da transformação. É muito comum que os profissionais façam um teste de mechas antes de colorir definitivamente os fios para verificar como eles reagem à química. "Eu sempre indico aos cabeleireiros fazer um teste de mecha para saber se o cabelo da cliente chega no tom que ela deseja, até porque essa é uma boa forma de trabalhar a expectativa da cliente em relação ao resultado", conta Lucas Possetti, hairstylist e artista L'Oréal Professionnel. Dessa forma, você sabe o que esperar da mudança e evita surpresas durante o procedimento.
4) Clarear o cabelo vai exigir uma rotina de cuidados caprichada
Além de toda a preparação que deve ser feita antes de clarear o cabelo pela primeira vez, também é importante entender o que esperar da saúde capilar e da rotina de cuidados depois do processo. É preciso ter em mente que a textura do cabelo pode ficar diferente depois da mudança, assim como o toque e a ondulação. É claro que esses efeitos variam de pessoa para pessoa, mas de forma geral é muito importante montar uma rotina adequada de cuidados com o cabelo colorido para evitar que a fibra, que já é mais sensibilizada pela química, fique ressecada depois da coloração. Para isso, você pode investir em uma linha específica para cabelos loiros ou com mechas, como é o caso de Blondifier, de L'Oréal Professionnel, que conta com polifenois do extrato de açaí em sua fórmula, garantindo mais nutrição e disciplina aos fios. Você pode usar o shampoo Gloss e o condicionador no dia a dia para conquistar madeixas mais brilhosas, mas lembre-se de apostar no shampoo roxo da coleção algumas vezes no mês para evitar que o cabelo fique amarelado. O tratamento intensivo com a máscara Gloss também vai te ajudar a manter a maciez do cabelo e garantir que ele tenha um aspecto saudável e com a cor bonita por mais tempo.
Encontre um salão de beleza para clarear o cabelo pela primeira vez!
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 06 de março de 2020 - 15h37
Mais O Poder da Cor

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021
Últimas matérias

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência