
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Mesmo com a rotina de cuidados para manter a beleza dos fios, algumas ações podem colocar a saúde capilar em risco. Hábitos como pentear os cabelos sem limpar pentes e escovas, ou secá-los e alisá-los diariamente podem resultar em danos. Pensando nisso, o Segredos de Salão entrevistou Cesar Augusto, Embaixador L'Oréal Professionnel e hairstylist do salão Mirage Três Figueiras, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que listou 6 erros comuns que comprometem as madeixas. Confira!
1) Esquecer de limpar pentes e escovas
Segundo Cesar, a falta de higiene é nociva à saúde dos cabelos. "As bactérias e fungos podem se reproduzir nas cerdas não higienizadas causando anomalias no couro cabeludo. A utilização de álcool de etanol ou até mesmo água morna em abundância com um pouco de detergente antes de fazer uso dos acessórios evita contaminações", explicou.
2) Combinar mais de um processo químico nos fios
Um mau hábito, porém, muito realizado pelas mulheres é misturar mais de uma química, como escovas progressivas e relaxamentos. "Existem alguns processos químicos que feitos no mesmo dia podem ser incompatíveis e, outros, alteram o resultado do primeiro. Fazer um bom diagnóstico antecipado do fio, além de verificar o histórico capilar, diz com precisão quais os processos poderão ou não ser feitos", afirmou o profissional.
3) Não aplicar protetor térmico antes da secagem
O cabelo, ao entrar em contato direto com secadores e chapinhas, fica exposto às altas temperaturas dos aparelhos, podendo danificar diretamente os fios. "Nesse caso, para reconstrui-los, indico a linha Absolut Repair Pós-Química, pois preenche as fissuras e porosidade das madeixas e, ao mesmo tempo, reestrutura com ação antiquebra e antipontas duplas. É ideal para cabelos quimicamente tratados", recomendou Cesar, afirmando que o uso do protetor térmico é imprescindível!
4) Utilizar diariamente secador e chapinha
O uso repetido de fricções mecânicas desgasta nas cutículas capilares. Por isso, o hairstylist ressalta a importância da utilização de protetores térmicos para secar os cabelos sem agredi-los. "Eu indico o Mythic Oil Séve Protectrice, que é enriquecido com óleos de abacate e semente de uva, além de ser inspirado nas tradições orientais. O efeito é de fios instantaneamente mais flexíveis, disciplinados e iluminados", garantiu.
5) Não aparar o comprimento e pontas dos cabelos
De acordo com o profissional, as madeixas precisam ser cortadas periodicamente para exibir um caimento perfeito. "Toda vez que cortamos para tirar o comprimento, também eliminamos as indesejáveis pontas duplas. O tempo de corte varia a cada cabelo, mas o ideal é que seja realizado de um a três meses", afirmou.
6) Amarrar os fios com elásticos
"Mais agressor que o material é a pressão que o acessório causa. Elásticos muito apertados, assim como passadores e outros prendedores, podem causar problemas graves. Evite deixar os cabelos presos por muito tempo, no caso, mais que dez horas, e cuide da pressão exercida sobre a cabeça", finalizou o expert.
Publicado por: Rahabe Oliveira, Terça-feira 28 de julho de 2015 - 10h08
Mais Tratamento de cabelo

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Cabelo em transição precisa de quê? 3 cuidados especiais para fios em crescimento
Últimas matérias

5 dúvidas sobre hidratação capilar: aprenda a cuidar do cabelo ressecado em casa

Long bob em 2021: como adotar o corte de cabelo médio mais famoso do mundo esse ano

Cabelo queimado de sol com luzes: como adotar as mechas loiras com aspecto natural

Cabelo danificado e com quebra: como cuidar dos fios enfraquecidos em casa

Rabo de cavalo estiloso: 3 penteados fáceis de fazer que estão em alta em 2021

Cabelo platinado com luzes: as mechas loiras descoloridas vão te conquistar nessa temporada