
Ramon Quinhones

Hairstylist especialista em penteados, noivas e orientais
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
Saber como lavar o cabelo corretamente faz toda diferença para a saúde e aparência dos fios. Essa etapa da rotina de cuidados é a grande responsável por retirar todas as impurezas e acúmulo de resíduos do dia a dia e repor os nutrientes perdidos, fazendo com que a fibra fique hidratada, macia ao toque e muito mais brilhosa. Por mais que o hábito faça parte da rotina de todo mundo, muitas pessoas ainda cometem alguns erros durante as lavagens que podem estar atrapalhando os resultados dos tratamentos. Pensando nisso, reunimos 4 dicas que vão te ajudar a melhorar a limpeza dos fios e potencializar a saúde capilar. Confira!
Leia também: 6 erros que você pode estar cometendo ao lavar a cabeça
1) Escolha do shampoo é essencial para lavar o cabelo corretamente
Escolher o shampoo certo é o primeiro passo para lavar cabelo corretamente. Cada tipo de fio tem uma necessidade específica que pode ser suprida de acordo com os ingredientes do shampoo, então não existe uma única opção que seja melhor para todos os casos. Fórmulas muito adstringentes, por exemplo, podem equilibrar o cabelo oleoso, mas no cabelo seco tendem a ressecar a fibra e deixá-la com a aparência áspera e opaca. Já os cabelos coloridos precisam de uma combinação de ativos antioxidantes e hidratantes para limpar com suavidade sem correr o risco de desbotamento. Também existem shampoos voltados especialmente para tratamento de queda de cabelo, couro cabeludo sensível e caspa. Quem tem cabelo loiro pode precisar de um shampoo roxo como Blond Absolu Ultra-Violet, de Kérastase, que é perfeito para corrigir reflexos amarelados. Já quem busca um shampoo antifrizz pode gostar da fórmula de Oleo-Relax, que combate os fios arrepiados, oferece nutrição intensa e proporciona mais disciplina. Para saber qual é a melhor opção no seu caso, agende uma visita ao cabeleireiro para fazer um diagnóstico capilar completo.
Cadastre-se para avisarmos quando o
produto estiver disponível para compra
2) Para lavar o cabelo corretamente, é preciso saber como aplicar o shampoo
Outro truque para lavar cabelo corretamente que faz toda diferença no dia a dia é entender o jeito certo de aplicar o shampoo. A finalidade do produto é remover impurezas, então ele deve ser concentrado na área onde há mais oleosidade, que é na raiz. Para isso, deposite uma quantidade do tamanho de uma moeda na palma das mãos, esfregue-as e depois distribua pelo couro cabeludo para garantir uma sensação de limpeza e frescor prolongada. Para potencializar ainda mais o efeito da fórmula e estimular a circulação sanguínea na região, experimente fazer massagens leves com movimentos circulares pelo topo da cabeça usando a ponta dos dedos. No comprimento e pontas, a espuma que escorre durante o enxágue geralmente é suficiente para higienizar sem ressecar, a não ser que você use muitos produtos de finalização e precise de uma limpeza mais intensa. Caso você dê um intervalo de três dias ou dias entre as lavagens, enxágue e reaplique novamente o shampoo para retirar melhor todas os resíduos.
3) Ao lavar o cabelo, enxágue bem todos os resíduos de produtos
O enxágue é uma parte essencial de qualquer rotina para lavar cabelo corretamente para evitar acúmulo de oleosidade, surgimento de caspa e um aspecto pesado dos fios. "É sempre importante enxaguar bem o cabelo ao lavar porque o que pesa é o excesso de shampoo, de condicionador ou de qualquer outro produto que você coloca", explica o hairstylist Ramon Quinhones. A temperatura da água também faz toda diferença para manter a saúde capilar. Evite usar água quente durante o banho para não ressecar a fibra, dando sempre preferência à temperaturas mais amenas. O ideal é começar a lavagem com água morna para abrir as cutículas e fazer com que os produtos penetrem no fio com facilidade. No fim do processo, ajuste o chuveiro para o modo frio para selar os tratamentos dentro da cutícula e ainda conferir um toque extra de brilho e maciez.
4) Lavar o cabelo todo dia nem sempre é necessário
Uma dica importante para lavar cabelo corretamente é definir a frequência ideal. A verdade é que não existe um intervalo fixo que funcione para todo mundo, já que ele pode variar de acordo com a saúde do couro cabeludo e o tipo de fio. De forma geral, os experts recomendam evitar higienizações diárias e lavar a cabeça em dias alternados. No entanto, quem tem o cabelo oleoso pode preferir lavá-lo todos os dias para retirar o aspecto pesado e gorduroso. De qualquer forma, vale a pena experimentar a frequência de dias alternados para ver como os fios se adaptam. Dessa forma, você evita o efeito rebote e mantém o couro cabeludo equilibrado. Já quem tem cabelo cacheado podem dar um espaço maior entre as lavagens , de dois dias ou mais, porque esse tipo de fio tem tendência natural ao ressecamento por conta do seu formato anelado, que dificulta a distribuição da oleosidade. O mesmo vale para cabelos coloridos, que costumam ser mais sensibilizados pela química e podem ficar desbotados com higienizações muito constantes. Caso tenha dúvidas, converse com seu cabeleireiro para receber um diagnóstico personalizado e montar a rotina perfeita.
Publicado por: Maria Antonia Rocha, Sexta-feira 17 de julho de 2020 - 09h00
Mais Tratamento de cabelo

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Quer fazer o cabelo crescer? 5 mitos para deixar de acreditar e dicas de expert para ter fios longos
Últimas matérias

Vai adotar o cabelo loiro pela primeira vez? Veja 4 tonalidades para fazer luzes nos fios escuros

Como dar vida aos cabelos: conquiste brilho, maciez e movimento com 7 dicas de expert

Cabelo loiro danificado: como fazer reconstrução capilar em casa para tratar fios com luzes ou descoloração

Cabelo cinza em 2021: grisalho ou colorido, o visual promete brilhar no novo ano

Cabelo ruivo acobreado intenso é a aposta perfeita para quem quer renovar o visual em 2021

Franja longa cortina: 5 motivos para apostar no corte de cabelo que é tendência