Cabelos finos podem ser difíceis de lidar de vez em quando. Conseguir o volume desejado ou a textura ideal para os penteados pode não ser tarefa fácil sem ajuda de produtos modeladores e finalizadores, da mesma maneira que movimento e profundidade também podem ficar comprometidos. Mudar o corte dos cabelos pode ser uma alternativa para conseguir um aspecto mais volumoso. Que tal dar uma chance aos fios curtinhos? O visual com corte de cabelo curto pode dar uma impressão de cabelos mais volumosos e grossos, criando uma ilusão de fios cheios e com mais fluidez. Veja a galeria de cortes especiais para cabelos finos e inspire-se!
Veja também: guia de styling e cuidados para cabelos finos para mantê-los lindos e saudáveis
Pixie cut e suas variações são opções para as mais ousadas
Não se pode falar de cabelos curtos sem citar o pixie cut, um dos cortes mais famosos entre os fios curtinhos. Esse hairstyle é muito famoso entre as amantes de madeixas curtíssimas, possuindo muitas variações de corte e estilização. O pixie cut é um corte que ajuda a criar a ilusão de um cabelo mais cheio, com mais volume e, de quebra, ainda destaca os contornos do rosto.
Ele pode ser adotado de várias maneiras: com franja lateral, desfiada, side cut, estilização mais arrumadinha ou messy. O hairstyle é super versátil e pode dar origem a diferentes visuais: boyish, retrô, sóbrio... Já o pixie cut com franja é perfeito para quem quer adotar os fios curtinhos sem perder a feminilidade, além deixar o visual mais harmônico e permitir mais variações, caso a franja seja mais longa.
As laterais assimétricas e o side cut podem dar um ar mais moderno e descolado ao visual, criando um look super estiloso. Além disso, o pixie cut é super democrático e pode ser adotado por vários tipos de cabelo, dos super cacheados aos mais lisos, criando um visual super arrojado e cheio de estilo. Para estilizar, abuse de pomadas e mousses para criar texturas incríveis no seu corte.
Short bob: mais textura e versatilidade para o fios
Essa versão mais curtinha do long bob é perfeita para as donas de cabelos finos que querem ousar nos cortes curtos mas não querem abrir mão de um leve comprimento. O short bob é um haircut que possui o comprimento na linha do queixo ou um pouco abaixo dele e, geralmente, possui frente levemente alongada. Na parte posterior, o corte fica rente à nuca e costuma possuir alguns repicados e graduações para dar mais movimento e profundidade.
Uma variação interessante do corte é o short bob assimétrico, que é bastante parecido com o modelo tradicional, mas com uma pequena diferença: nesta versão, um dos lados é levemente mais longo do que o outro. Esse detalhe pode deixar o haircut mais moderno e estiloso.
O short bob possui diversas formas de finalização, que podem variar de acordo com o seu gosto pessoal. Se você prefere um visual mais clássico, vale investir no styling super liso, que destaca mais o formato do corte. Já para quem prefere um visual messy e descolado, que tal abusar do babyliss para criar ondulações e manter as pontas retas? Se você prefere um visual natural, vale apostar em finalizadores e produtos de styling que destaquem a sua textura original, valorizando o formato dos fios. "É importante focar em direcionar as pontas, para dentro ou para fora, e utilize produtos que ajudem a reduzir o frizz. Esses detalhes realçam o styling e evidenciam mais as linhas do corte", explicou a Artista Redken, Catarine Mendes.
Blunt cut: visual moderno e minimalista
Que tal combinar o corte reto de minimalista com a modernidade dos fios curtinhos? O blunt cut é um haircut de base reta, que confere mais volume ao visual e é perfeito para quem possui cabelos ralos. Para deixar seus cabelos finos ainda mais encorpados, que tal combinar este corte super moderno com a praticidade dos fios curtos? O short blunt cut, feito na altura do queixo, deixa o visual super arrojado e cheio de atitude, além de dar mais volume às madeixas.
E o melhor de tudo do blunt cut é que ele é super democrático e pode ser adotado por todas! "Cabelos ondulados e cacheados também podem investir no corte, mas é sempre bom ter em mente que as versões feitas em base reta trazem mais volume para as extremidades", alertou a expert.
Para deixar seu visual ainda mais charmoso, que tal adicionar uma franja? O blunt cut combina muito com uma franja igualmente reta ou lateral. Se quiser deixar um look com um visual geométrico, vale investir em um acabamento super liso ou em produtos de styling caso queira definir os cachos e ondas.