Cabelos cacheados possuem um formato diferente dos outros tipos de fio e necessitam de técnicas específicas na hora de adotar um novo corte. Por conta da textura encaracolada e da espessura mais fina, esse tipo de cabelo precisa de um cuidado diferenciado ao cortar para que as madeixas tenham o caimento e o peso perfeitos para que os fios fiquem definidos e com bastante movimento. Para isso, o cabeleireiro precisa saber precisamente como cortar cabelos encaracolados a fim de valorizar o visual das clientes com madeixas encaracoladas. Reunimos 7 dicas essenciais que todo expert precisa saber para cortar cabelo cacheado e deixar as clientes com cachos definidos e cheios de movimento. Confira!
Veja também: As 7 características de um excelente cabeleireiro
Cabelos cacheados devem ser cortados sempre na vertical
A primeira dica para cortar o cabelo cacheado de maneira correta está na posição que você corta os fios. Os cachos devem ser cortados com uma tesoura ou navalha sempre na posição vertical. Cortar os fios na horizontal pode afetar o formato dos cachos e fazer com que eles não se encaixem, resultando em um cabelo sem caimento e com volume descontrolado. Além disso, cortar o cabelo cacheado na posição errada por afetar a saúde dos fios, já que o corte não vai seguir a direção natural da fibra, o que ocasiona fissuras nas extremidades dos fios, que podem se desenvolver e se transformarem em pontas duplas. Por isso, sempre que for cortar os cabelos de uma cliente cacheada, mantenha a tesoura inclinada na vertical para acompanhar o caimento dos fios.
Cabelos cacheados devem ser cortados apenas quando estão secos
Por conta do formato encaracolado os cabelos cacheados devem ser cortados apenas quando secos e nunca úmidos. Quando molhados, os cachos acabam ficando mais mais pesados e compridos, com o formato deformado por conta do peso da água, quando estão e então encolhem e retornam ao seu tamanho e forma originais depois que secam. Sendo assim, cortar os fios molhados pode trazer uma surpresa desagradável já que não dá para ter uma idéia de como o visual vai ficar depois de seco. Manter as madeixas secas enquanto corta é a forma mais segura de saber como o visual vai ficar depois. Assim é possível prever como o comprimento ficará, além de permitir a visualização do encaixe dos cachos e do volume dos fios.
Analise os cachos da cliente antes de começar a cortar o cabelo
Outra dica importante na hora de cortar os cachos é analisar o volume dos fios e o padrão dos cachos antes de começar a realizar o corte. Os cabelos cacheados, geralmente, possuem porções mais e menos volumosas, mechas com cachos mais acentuados em alguns pontos e outras menos cacheados em outro, e tudo isso deve ser percebido antes de começar a cortar os fios. Entendendo como os fios da cliente se comportam, você poderá cortar o cabelo e manter o volume uniforme sem prejudicar o caimento ou a definição dos cachos.
Comece a cortar o cabelo cacheado de cima para baixo
Uma dica para visualizar melhor o corte e facilitar na hora de definir o caimento dos fios é começar cortando o cabelo de fora para dentro. Ao retirar o peso dos fios da camada superior, fica mais fácil visualizar como o corte está ficando e permitir mais controle na parte inferior do cabelo. Dessa forma você terá muito mais visibilidade do resultado final do visual e do caimento dos cachos, sem que o peso da camada mais externa do cabelo atrapalhe o corte.
Evite ao máximo cortes retos em cabelos cacheados
Por mais que o blunt cut esteja em alta, os cortes de base reta não são indicados para quem possui cabelos cacheados. Quando o cabelo cacheado é cortado reto, os fios armam embaixo e criam o chamado efeito triângulo pois os cachos não se encaixam e ficam disformes, o que aumenta o volume. Para dar caimento aos fios e valorizar o formato dos cabelos é preciso investir em modelos repicados ou com camadas, para adicionar mais movimento e equilibrar o volume dos fios para evitar que os cachos pesem. "No cabelo cacheado, quanto mais camadas, mais movimento e mais leveza esse cabelo tiver, mais vai acentuar os cachos e desenhar o rosto", indica o hairstylist Fred Silveira.
Cabelos cacheados precisam de um intervalo maior entre os cortes
Todo cabelo precisa de uma frequência correta de cortes para se manter bonito, saudável e com o estilo em dia. Diferentemente de cabelos lisos e ondulados, os fios cacheados necessitam de um intervalo maior entre os retoques, já que demoram mais tempo para aparentar o crescimento por conta do formato encaracolado. Por isso, a frequência ideal para aparar o cabelo cacheado é uma vez a cada dois ou três meses para permitir que os fios cresçam e ganhem mais comprimento.
Finalize os cachos de forma natural para garantir que o corte saiu como o esperado
Na hora da finalização, a melhor maneira de garantir que o acabamento está perfeito é secar o cabelo da forma mais natural possível. Para estilizar o cabelo cacheado após o corte, aplique um protetor térmico nos fios e seque as madeixas com um difusor em temperatura moderada para que os cachos sequem mantendo seu formato natural. Ao finalizar a secagem, aplique um óleo nas madeixas, como o Mythic Oil, de L'Oréal Professionnel, para proporcionar mais nutrição aos fios e intensificar a sua textura natural.