Main content
Saiba tudo sobre como tratar, cortar e finalizar o cabelo cacheado 3A para deixa-lo ainda mais bonito

Cabelo cacheado 3A: guia de cortes, cuidados e finalização para os cachos

13 jun 2019

Você sabe qual é o seu tipo de cacho? Os cabelos cacheados variam do 3A ao 3C, indo dos cachos mais abertos aos mais fechados e definidos. O tipo 3A é o mais próximo do ondulado, então tem menos definição do que os demais, e os fios podem ser tanto finos quanto grossos. Por causa de suas características específicas, o cabelo 3A precisa de cuidados especiais no dia a dia. Aprender a tratar corretamente dos fios, seguir uma rotina de finalização simples e eficaz e adotar um corte de cabelo que valorize seus cachos são práticas que podem fazer toda a diferença na aparência e na saúde das madeixas. Reunimos as melhores dicas sobre o assunto para te ajudar a aproveitar todo o potencial dos seus cachos. Confira!

Leia também: guia completo de finalização para cabelos cacheados e crespos, do 3A até o 4C!





Como cuidar do cabelo cacheado 3A no dia a dia

A principal diferença entre os cabelos lisos e os cacheados em termos de saúde é que os cachos dificultam a distribuição da oleosidade produzida no couro cabeludo, então tendem a ser mais secos no comprimento e nas pontas. Quanto menores e mais definidos forem os cachos, mais intenso tende a ser esse quadro, mas mesmo o cabelo do tipo 3A precisa de uma dose extra de tratamento no dia a dia. A primeira dia é apostar em um shampoo sem sulfato, que vai ajudar a preservar a hidratação natural dos fios porque é menos abrasivo na hora da limpeza. O shampoo Curvaceous, de Redken, é uma boa opção para isso, porque consegue eliminar os resíduos sem ressecar a fibra. Prossiga com o uso do condicionador Curvaceous, que tem ação altamente nutritiva e ainda pode ser usado como leave-in.

"Você pode dar ou não peso dependendo da quantidade do condicionador que utiliza. Se quiser mais leveza, é só aplicar e enxaguar, mas se quiser um pouco mais de peso, pode reaplicar esse condicionador como leave-in", ensina a hairstylist e Artista Redken Monique Adriane. Essa combinação vai garantir mais brilho e maciez da raiz às pontas do cabelo, ajudando na formação de cachos mais definidos e duradouros. Pode ser que seu cabelo tenha outras necessidades de tratamento também, se tiver passado por alguma coloração ou exposição prolongada ao sol recentemente, então você pode intercalar os produtos a cada higienização. "É muito importante que você participe da análise, converse com o cabeleireiro, que ele faça essa consulta de toque, porque cada cabelo é um cabelo, então isso é muito importante para definir o que cada pessoa vai usar e a forma com que ela vai usar", afirma Monique.





Os melhores cortes para cabelo cacheado 3A

Segundo Monique, não existe um único corte que sirva para todo mundo que tem cabelo cacheado 3A. "C orte é algo muito particular da personalidade e do rosto da pessoa. Então é algo que tem que ser construído de acordo com o perfil dela e a textura dos fios ", explica a expert. No entanto, há algumas dicas gerais que costumam valorizar o visual dos cachos desse tipo. Se você quer evitar o formato "triângulo" de raiz baixa e pontas cheias, um corte em camadas longo ou um corte curto com formato mais arredondado podem ser boas apostas para distribuir o peso dos fios. Adotar uma franja também pode ser uma boa pedida, já que o visual shag - bem repicado e com franja ondulada - está em alta nessa temporada. Para quem está me busca de volume e definição, diminuir o comprimento do cabelo pode ajudar, já que isso vai tornar os cachos mais leves e facilitar sua formação, mesmo com uma finalização simples. O importante é lembrar que cada corte oferece um efeito diferente ao cabelo e vai exigir uma manutenção específica, então conte sempre com a ajuda de um cabeleireiro para ajudar no processo de mudança e adaptação.

A finalização perfeita para cabelos cacheados 3A

A finalização do cabelo 3A é o ritual de aplicação de produtos sem enxágue após o banho, para definir melhor a forma dos cachos, proteger o cabelo do frizz e conferir mais brilho aos fios de forma duradoura. É importante usar bons leave-ins nesse processo para evitar que os fios fiquem pesados e acabem sofrendo o efeito oposto ao desejado. O spray Wind Up, da linha Curvaceous, é voltado para cabelos ondulados, então funciona bem nos cachos abertos do tipo 3A. Sua fórmula leve oferece proteção solar e texturização natural, graças à combinação de óleo de moringa e cristais de açúcar. Borrife nos cabelos úmidos após o banho e reaplique conforme achar necessário ao longo do dia, amassando suavemente as mechas com a palma da mão.





Para quem quer cachos bem marcados e certinhos, vale a pena usar um leave-in um pouco mais denso, que oferece mais estrutura para a textura, como a loção Ringlet, da linha Curvaceous, que ajuda tanto na definição quanto na criação de um volume extra. Você ainda pode finalizar secando os fios com um secador acoplado a um bico difusor, que vai ajudar a deixar o cabelo mais encorpado. Aplique primeiro algumas gotas do óleo Argan-6, da linha All Soft de Redken, para proteger do calor e realçar o brilho e a maciez do comprimento e das pontas. Direcione o jato do secador na diagonal, amassando suavemente para não desmanchar os cachos e sim ativá-los. Finalize com o jato frio ao redor de toda a cabeça para esfriar os fios mais rapidamente e fixar melhor a textura, garantindo um acabamento duradouro e impecável para as madeixas.

Encontre um salão de beleza perto de você!

No mesmo tópico

Das séries de TV, redes sociais e streetstyle vêm as maiores tendências para cabelos. Descubra em um só lugar todas as mudanças capilares de famosas e influencers, quais tendências foram apresentadas pelas semanas de moda e o que fazer para manter cabelos inspiradores. Novidades sobre lançamentos de produtos profissionais ajudam a ficar por dentro das tecnologias inéditas na área.

Orientation message
For the best experience, please turn your device