O corte de cabelo em camadas está entre os mais pedidos nos salões de beleza. E não é à toa: o look cai bem em todo mundo. Cabelos cacheados, lisos, longos ou médios: todos os tipos de fio podem adotar o look, que ganha efeitos diferentes dependendo da técnica aplicada. Entre as principais vantagens dos fios com graduações está o movimento valorizado, formas mais definidas e volume controlado. Se você anda pensando em investir no visual, a hora é agora! Preparamos um pequenos manual, com tudo que você precisa saber sobre o corte em camadas e as dicas para adotá-lo e estilizado de acordo com o seu tipo capilar. Confira!
Corte de cabelo em camada: saiba por que o estilo é queridinho do público feminino
O corte em camadas pode ser feito no comprimento médio e longo, além de valorizar formas lisas, onduladas e cacheadas. Para investir, podem ser feitas graduações maiores ou menores, o que torna o volume mais ou menos destacado. Além disso, o estilo também garante aos fios mais movimento e balanço naturais, o que é ótimo para quem possui cabelos muito grossos ou sem qualquer volume.
Na hora de criar o visual, o ID Artist L'Oréal Professionnel Guinah Salles destaca que podem ser usadas ferramentas variadas, de acordo com o gosto de cada mulher. "A navalha, por exemplo, é ideal para os fios mais grossos, já que conseguimos desfiar melhor as mechas e evitar um efeito de pontas espigadas. Já no caso de cabelos mais finos, o mais indicado é fazer o look com a tesoura para um balanço mais natural", afirma.
Descubra como adaptar o corte de cabelo em camadas à texturas lisas, onduladas e cacheadas
Como explica o ID Artist Michael Ribeiro, alguns cuidados podem ser tomados para que o corte em camadas destaque as principais características de cada textura. "Em fios lisos, o ideal é fazer o corte com o cabelo seco, para ter um noção melhor do resultado. Já para as onduladas a dica é criar graduações internas, que distribuem igualmente o volume que costuma ser apenas nas extremidades desse tipo de fio", conta. Para as cacheadas, o expert sugere que o caimento natural dos cachos seja respeitado e as camadas sejam feitas com essa referência, evitando que fiquem com o volume excessivo e formas pouco destacadas.
Conheça os principais truques para valorizar o corte em camadas nos fios longos e médios
Na hora de finalizar o corte em camadas, seja ele feito no comprimento médio ou longo, técnicas de mecha são sempre indicadas. "O ombré, técnica queridinha das brasileiras, é perfeito para os fios na altura dos ombros e valorizam ainda mais o movimento criado pelo corte", sugere Guinah. Já cabelos longos podem investir em métodos mais espaçados, como as mechas californianas.
Para a estilização, o profissional sugere que sejam usadas ferramentas adequadas à sua textura. "Com o cabelo ainda úmido aplique a geleia Scruff Me para garantir um look alinhado, em seguida, as cacheadas podem fazer o uso do difusor, enquanto lisas e onduladas devem investir no secador e babyliss", finaliza.
Veja mais inspirações de cortes de cabelo em camadas na nossa galeria!