Blunt cut é o nome dado ao corte reto, que mantém um comprimento uniforme ao redor de toda a cabeça. O visual é um dos mais pedidos nos salões de beleza por ser moderno e seguir a linha minimalista chique que tem feito sucesso nos últimos anos. Se você tem vontade de adotar um blunt cut para repaginar a aparência das madeixas, vale a pena entender primeiro que tipo de efeito ele causa nos fios e como é sua manutenção para saber exatamente o que vai mudar na rotina de cuidados com os fios. Reunimos 4 coisas que você precisa saber antes de agendar sua próxima visita ao salão de beleza. Confira!
Veja também: por que o blunt cut é considerado o novo long bob!
1) O blunt cut pode ser feito nos cabelos curtos, médios ou longos
As versões mais populares do corte reto são as de comprimento reduzido, que recebem o nome de blunt bob. "Eu aposto muito nesses cortes com linhas mais retas e menos movimento, num comprimento mais médio. É uma tendência forte" afirma o hairstylist e Artista Redken Daniel Saphiro. No entanto, a proposta do modelo também pode ser aproveitada nas madeixas longas. O visual proporciona um efeito mais encorpado e pesado, então evita a aparência de afinamento que cortes muito desfiados podem provocar ocasionalmente nos fios longos.
2) O blunt cut pode aumentar o volume do cabelo
Ao contrário dos cortes em camadas, que distribuem o volume do cabelo para deixá-lo menos armado, o corte reto mantem um comprimento uniforme entre todos os fios, então cria a impressão de cabelos mais cheios. Isso ocorre porque as pontas ficam todas juntas em vez de separadas em níveis diferentes, então ganham mais volume. Por isso, o blunt cut é um modelo muito indicado para quem tem cabelo fino, especialmente nas versões curtas e médias. Para quem tem cabelo grosso e não gosta de muito volume, o ideal é manter os fios mais alongados para evitar que fiquem armados na região do rosto. Já quem gosta de volume pode apostar sem medo no blunt bob para realçar essa característica.
3) Cortes retos, como o blunt cut, precisam de manutenção mais frequente
Os fios de cabelo nunca crescem todos no mesmo ritmo, então as pontas desiguais começam a ficar evidentes rapidamente nas madeixas com corte blunt. Se quiser deixar o cabelo crescer, isso não será um problema, mas para manter o modelo em dia, com pontas uniformes e acabamento reto, é importante aparar as madeixas a cada 4-6 semanas no salão de beleza. Assim, você preserva não só o comprimento desejado mas também a estrutura do corte adotado, retirando as pontas antigas e mantendo os fios sempre impecáveis.
4) O blunt cut não precisa ser liso para ser estiloso
Muitas pessoas optam por combinar o blunt cut com o cabelo liso para deixar as pontas bem retas e com visual chapado, mas isso não é uma regra. A verdade é que os cortes retos também ficam incríveis nos cabelos ondulados e cacheados, então quem tem fios com textura pode apostar no modelo sem medo. Só é importante lembrar que as madeixas vão ficar mais cheias por conta do comprimento uniforme. Para Daniel, esse visual é uma ótima pedida. "A gente vive uma era de mais naturalidade, de looks menos certinhos, então eu gosto de trabalhar com cabelo cacheado sem mudar muito a forma", afirma Daniel. "Você pode aumentar o volume, amassar, usar bons produtos ou até secar com difusor para deixar mais encorpado", indica o expert.
O corte reto já ajuda a dar esse efeito mais encorpado, especialmente nas pontas, então depois de adotar o modelo é só optar pelo leave-in que mais te agrada para fazer uma finalização caprichada. Daniel indica a linha Curvaceous, de Redken, para cabelos cacheados. A coleção oferece dois tipos de leave-in: Ringlet, para formar cachos mais definidos e com volume, e Full Swirl, que tem consistência mais densa com fórmula gel-creme e cria cachos mais abertos. Aplique nos cabelos úmidos, usando os dedos como um pente para soltar as mechas, até ficar satisfeita com o resultado. Para quem tem cabelo liso e gostaria de combinar o blunt cut com mais movimento para realçar o volume, o spray Wave Aid da linha Beach Waves é a melhor pedida, já que cria uma ondulação suave e natural nas madeixas. Assim, você consegue aproveitar ao máximo o potencial do corte para transformar o visual.
Encontre um salão de beleza perto de você!