Mudar a tonalidade dos fios e exibir um novo visual é o desejo de grande parte das mulheres. Se é a atual vontade de sua cliente, é preciso lembrar que alguns cuidados devem ser tomados antes de iniciar a transformação, como investir na decapagem. Para saber tudo sobre o serviço, para que serve, quais as indicações e como deve ser feito, fique de olho nas dicas do hairstylist e ID Artist L'Oréal Professionnel, Bruno Salami, do Salon Alison Salles, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
O que é decapagem?
"O serviço conhecido como decapagem nada mais é do que um processo de limpeza do fio, ou seja, ele é responsável por retirar o excesso de pigmento (proveniente de outras colorações e tonalizantes) de um cabelo colorido a fim de prepará-lo para receber uma nova coloração", explicou o profissional.
Quando fazer?
Como se sabe, a coloração não tem o poder de clarear uma outra coloração, por isso, se a ideia de sua cliente é investir em um novo look com uma tonalidade diferenciada, a dica é apostar na decapagem: "O serviço deve ser feito quando a cliente deseja modificar o reflexo dos fios, passando, por exemplo, de um tom frio para quente, ou mesmo para clarear um cabelo colorido ou descolorido para a posterior aplicação de uma nova nuance mais clara".
Como o serviço é feito?
"A decapagem é feita com um decapante especial, que não danifica o cabelo. O produto pode ser misturado apenas com água quente, no caso de uma limpeza de cor leve e clareamento de até um tom, ou com oxidante, para a decapagem e o clareamento de mais de um tom", explicou o profissional. De acordo com o profissional, é importante usar um produto que compense a perda de queratina, mantendo a resistência da fibra capilar durante o clareamento.
Atenção à textura dos fios
O especialista explica que, a princípio, qualquer textura capilar pode receber um processo de decapagem. "O que vai decretar uma possível proibição é o grau de sensibilidade dos fios. Caso estejam muito danificados, é importante passar por alguns tratamentos a fim de preparar o cabelo para a decapagem", auxiliou.
Decapagem em cabelos virgens
"Tecnicamente, cabelos virgens não necessitam passar pelo processo de decapagem antes de aplicar a primeira coloração. O serviço só é indicado quando o cabelo possui uma base muito escura e pretende-se usar um tom mais claro. Nesse caso, faz-se uma limpeza de cor e, em seguida, a decapagem", elucidou Bruno.
Como manter a cor?
Depois de executar o processo de decapagem e colorir os fios, é fundamental aconselhar a cliente quanto aos produtos que devem ser usados para uma perfeita manutenção da cor. "Sugiro os produtos Vitamino Color para um home care eficiente. E, dependendo do estado de saúde do fio, pode-se intercalar a linha com a Absolut Repair Cortex Lipidium , que restaura os fios de maneira imediata", arrematou o hairstylist. Indicada para cabelos com diferentes tipos de danos, a coleção repara, fortalece e revitaliza os fios de dentro para fora, devolvendo a resistência e o acabamento sedoso.
Visite um salão de beleza na sua região para cuidar das madeixas!