Para cuidar dos cabelos das clientes com precisão é preciso ficar atento a um tema importante, que muitas vezes não é aprofundado pelos profissionais. O pH - ou potencial de hidrogênio -, é a unidade de medida que indica se uma solução ou elemento é ácido, neutro ou alcalino. Ele está presente no dia a dia do hairstylist não só na composição dos produtos, mas também no próprio cabelo de suas clientes. "O resultado dessa escala define se os fios estão saudáveis, porosos, macios, entre outras características", explicou Alexandre Domingos, educador de Redken.
A diferença entre os pHs
De acordo com especialistas, a escala de pH se dá da seguinte forma: 1 a 6,9 é ácido; 7 é neutro; enquanto de 7,1 a 14 é alcalino. "Um cabelo natural deve ter entre 4,5 e 5,5. Ou seja, é ácido. Toda vez que aplicamos qualquer substância com o pH diferente, alteramos sua estrutura e, consequentemente, sua saúde", explicou o profissional.
"Quando utilizamos produtos alcalinos, como colorações, descolorações e alisamentos à base de tioglicolato, as escamas que estão na superfície se abrem, tornando a cabelo áspero, poroso, sem brilho e sensibilizado", contou. "Já quando usamos propriedades ácidas, incluindo escovas progressivas ou disciplinantes, a tendência é a cutícula fechar e compactar, tornando as madeixas enrijecidas, sem balanço e quebradiças", acrescentou.
Esclarecimentos para a cliente
Apesar de ser um assunto importante quando o assunto é beleza e cuidados, em geral, os rótulos dos produtos não vêm com especificações sobre o pH. "Por isso é muito importante o hairstylist solucionar todos os questionamentos sobre o tema para a cliente. Esclarecemos esta informação para todos os profissionais que passam por cursos e treinamentos de Redken", comentou o educador, acrescentando que os cosméticos da marca possuem o potencial de hidrogênio ideal para as madeixas.
Manutenção pós-química
"Quando realizamos qualquer serviço químico, é fundamental o uso de tratamentos recuperadores, logo em seguida. Assim, evitamos a sensibilização do fio, com a alteração do pH natural", explicou Alexandre. Para o especialista, cabelos sedosos, macios, brilhantes e com aspecto saudável são conquistados não com cuidados no salão, mas como com a manutenção em casa. "É necessário guiar a cliente com o uso de produtos corretos para que os fios estejam sempre preparados para os próximos retoques químicos", encerrou.