O óleo de cabelo já se tornou queridinho de muitas pessoas ao redor do mundo por seu poder de reparação e nutrição. Muito popular entre quem tem cabelo ressecado ou danificado, ele pode ser um poderoso aliado de todos os tipos de fios porque confere maciez e brilho instantaneamente. A verdade é que o óleo capilar é muito mais versátil do que pode parecer à primeira vista e pode ser usado de várias formas diferentes na rotina de tratamento e finalização das madeixas.
Reunimos 6 maneiras de incorporar o óleo a seus rituais de beleza para te ajudar a aproveitar todo o potencial do produto, confira!
Veja também: 5 dúvidas comuns sobre como usar óleo nos cabelos!
1. Use o óleo nos cabelos secos para restaurar fios danificados e quebradiços
Mais do que nutrição, o óleo de cabelo também pode promover a reparação dos fios. Fórmulas enriquecidas com ativos ricos em proteínas são a melhor aposta nesses casos, pois o ingrediente é responsável por restaurar a fibra danificada e devolver força aos fios. O óleo reparador 10-in-1 Absolut Repair Gold Quinoa + Protein de L'Oréal Professionnel, é perfeito para cumprir essa função porque tem moléculas menores graças a sua tecnologia de co-emulsão, que são facilmente absorvidas pelos fios, então nutre a fibra e repara.
A combinação de quinoa dourada e proteína hidrolisada de trigo que compõem a fórmula garantem restauração profunda e instantânea dos cabelos ressecados, danificados, sensibilizados e sem vida. "É um excelente tratamento para cabelos super sensibilizados. As proteínas de trigo agem na reconstrução e nutrição dos fios", afirma o hairstylist e artista da marca Gabriel Deodato.
Quem tem cabelos danificados também pode fazer um pré-poo com o óleo: basta aplicar o produto nos cabelos antes do shampoo para garantir uma dose extra de tratamento aos fios.
Quanto tempo deixar o óleo no cabelo ao usar como pré-shampoo? Após aplicar o produto sobre o comprimento e pontas dos fios, deixe agir por cinco minutos e lave normalmente com shampoo e condicionador.
2. Aplique óleo nos cabelos depois do banho para que sequem com mais brilho
O óleo de cabelo é mais tradicionalmente usado para finalizar o cabelo depois do banho por conta do acabamento polido, sedoso e radiante que confere aos fios. O que a fórmula vai fazer é criar uma camada ao redor dos fios que será absorvida para nutrir a estrutura e ainda reter os ativos em seu interior, prolongado a durabilidade do aspecto acetinado.
Quem sente a necessidade de combater a opacidade dos fios após o banho, pode apostar em um óleo de silicone como o Oil For All, de Redken, que ainda oferece proteção térmica. Indicado para todos os tipos de cabelo e texturas de cabelo, ele cria uma película protetora ao redor dos fios, retendo a sua umidade natural e proporcionando brilho instantâneo sem pesar. Além disso, auxilia na redução do frizz e reduz o tempo de secagem.
3. O óleo pode ser usado para finalizar e desembaraçar o cabelo cacheado
O poder nutritivo do óleo capilar é essencial para tratar cabelos cacheados, crespos e ondulados, que têm uma tendência natural a ficarem mais secos, uma vez que a oleosidade da raiz não consegue se espalhar para as pontas com tanta facilidade. Além de nutrição, definição e brilho, um dos principais benefícios do óleo no cabelo cacheado é a redução do frizz e ajuda no combate à porosidade. Para isso, o segredo é apostar em óleos vegetais para cabelo cacheado e crespo, cuja fórmula também conte com ativos reparadores, como é o caso de Huile Sublime Repair, de Kérastase. Desenvolvido especialmente para os fios encaracolados, o produto conta com ceramidas, mel de Manuka e um mix de óleos vegetais na composição.
4. Aplique óleo no cabelo úmido antes da escova
Alguns óleos de cabelo proporcionam proteção térmica para os fios, então são ótimos para serem aplicados antes de fazer escova. Além de evitarem que o calor danifique os fios, o óleo ainda vai nutrir a fibra para compensar o ressecamento que o secador costuma provocar, e garantir um acabamento mais brilhoso, sedoso, polido e macio. É o caso do L'Huile Originale, de Kérastase: para aplicar, esfregue uma pequena quantidade entre as palmas das mãos e massageie em seguida pelo comprimento e pelas pontas do cabelo úmido. O segredo é começar sempre com pouco produto para não correr o risco de exagerar. Se for necessário, você sempre pode aplicar um pouco mais depois até ficar satisfeita.
5. Use o óleo de cabelo para evitar a quebra e o desbotamento da coloração
O óleo para cabelo também pode ser usado para prevenir a quebra e o desbotamento da cor de cabelos tingidos, com luzes e loiros. Para isso, aposte em um óleo capilar que protege o cabelo contra os danos causados pelos metais pesados. É o caso do óleo de cabelo L'Oréal Professionnel Metal Detox, que garante uma cor duradoura e fiel, além de um menor risco de quebra. Essa é uma boa forma de reparar o cabelo quebrado na frente, já que o óleo é enriquecido com glicoamina, uma molécula capaz de atrair e neutralizar os metais.
Como recuperar cabelo quebrado na finalização: lembre-se de concentrar a aplicação do óleo capilar no comprimento e nas pontas para não deixar a raiz pesada.
6. Use o óleo para nutrir os cabelos antes de dormir
Para acordar com cabelos brilhosos e macios, um truque adotado por muitos experts é aplicar um pouco de óleo nos fios antes de ir dormir. Durante a noite, a fórmula vai agir e ser absorvida pela fibra, nutrindo as madeixas para que você já comece o dia seguinte com cabelos mais sedosos e bonitos sem gastar muito tempo para arrumá-los. O importante é tomar cuidado para não exagerar na quantidade; um pouco de óleo é suficiente. Experimente prender o cabelo em um coque ou uma trança frouxa depois. Pela manhã, é só soltar as madeixas e você já estará pronta!
Encontre um salão de beleza perto de você!
Publicada em: 14/01/2020
Atualizada em: 26/12/2022