Você tem percebido seu cabelo elástico? O termo na verdade se refere ao cabelo que não está com a elasticidade boa e, ao ser esticado, acaba se partindo. Isso indica que a fibra capilar está fragilizada, o que facilita a quebra dos fios quando são manuseados. Alguns fatores diferentes podem provocar o aspecto elástico no cabelo, mas o tratamento é um só: fortalecer o fio de dentro para fora para que ele recupere a resistência, o brilho e a maciez. Reunimos as melhores dicas sobre o cabelo elástico, como cuidar e o que pode ter causado o problema para você poder restaurar a saúde das madeixas. Confira!
Veja também: entenda a diferença entre quebra e queda de cabelo!
Por que o cabelo fica elástico e quebradiço?
Segundo o hairstylist e Expert K, Bruno Galhardo, há muitas causas possíveis para o enfraquecimento do cabelo, mas a principal é a realização de procedimentos químicos, como a descoloração. "Junto com os pigmentos, o processo também retira proteínas, a taxa lipídica, dilata muito a cutícula e acaba desprotegendo o córtex, deixando essa parte muito exposta, então o cabelo fica enfraquecido", explica. Outros tipos de química também podem provocar a quebra dos fios, como alisamento e coloração, especialmente se forem combinados. Por isso, é importante sempre realizar esses procedimentos em um salão de beleza de confiança e evitar sobrepor químicas diferentes ou com pouco intervalo de tempo para não sobrecarregar a fibra. "Excesso de calor, principalmente secador e chapinha, sem uso sem proteção também desgasta muito a cutícula, deixando o cabelo áspero e fazendo ele quebrar com mais facilidade", afirma o expert.
Cabelo elástico: como recuperar a força dos fios
Uma vez que o cabelo fica elástico, não adianta fazer um único tratamento e esperar que os resultados resolvam o problema para sempre. É a rotina de tratamentos contínuos que devolve gradualmente a força para os fios e mantém o cabelo mais brilhoso, saudável e resistente à quebra. Para acertar na escolha dos melhores produtos, Bruno recomenda contar com a orientação de um cabeleireiro. "O ideal é que o cabeleireiro avalie, faça um diagnóstico mais preciso de qual é o índice de dano do cabelo, e a partir isso direcionar tratamento", conta. Segundo o expert, há 4 níveis de danos que os fios podem sofrer, sendo 1 o mais leve e superficial e 4 o mais intenso, com quebra constante.
Para tratar os cabelos danificados, uma boa opção é a coleção Resistance, de Kérastase, que conta com três linhas para diferentes níveis de dano. Fibre Architecte é a linha voltada para cabelos com danos 1 e 2, que restaura a resistência dos fios para reduzir as pontas duplas e a quebra, proporcionando um toque macio e brilho intenso. A linha Extentioniste é voltada para cabelos que, por causa da quebra, acabam ficando sempre do mesmo tamanho. Os produtos levam taurina, ceramidas, creatina e ácido maleico na fórmula para fazer o cabelo crescer com força e saúde. Já Therapiste é indicada para cabelos com danos graves, muita quebra e alta sensibilidade, especialmente os que já passaram por muitos procedimentos químicos.
Segredos dos experts para tratar o cabelo elástico e quebradiço
O tratamento em casa é a melhor forma de garantir resultados duradouros na recuperação do cabelo elástico, mas outros cuidados podem ajudar a acelerar esse processo e proteger os fios e novos danos. Uma dica importante é realizar um procedimento de reconstrução capilar no salão de beleza, uma vez que os profissionais têm acesso a produtos e técnicas exclusivos que podem fazer a diferença. "Fusio Dose, da Kérastase, é um ritual que tem um resultado mais rápido e mais preciso, com mais durabilidade e poder de tratamento muito grande", afirma Bruno. "Nele, vamos combinar o Vita Ciment, um concentré próprio para reconstrução com poder de resistência muito alto, junto com o booster de reconstrução também. Somados, eles vão dar um poder de recuperação instantâneo e com durabilidade alta", explica o expert. Depois é só fazer a manutenção em casa com os produtos indicados pelo cabeleireiro.
No dia a dia, hábitos simples podem ajudar a proteger e fortalecer os cabelos também. "É fundamental o uso de um bom protetor térmico, que vai suavizar muito o dano mecânico da fonte de calor", indica Bruno. Experimente aplicar o leave-in Ciment Thermique, da linha Fibre Architecte, nos cabelos úmidos antes de usar o secador para acelerar a escovação, tornar os fios mais resistentes e garantir um acabamento polido e sedoso. Use um pente de dentes largos para desembaraçar delicadamente as mechas e evitar que o atrito acabe partindo o cabelo. Comece desatando os nós que se formam nas pontas e suba gradualmente até a raiz, depois prossiga com a escovação.
Agende um horário no salão de beleza para cuidar dos cabelos com um expert!