Main content
Descubra a diferenca entre cabelos finos e ralos e escolha o melhor tratamento para seus fios

Cabelos finos x ralos: confira cuidados básicos e tratamentos para cada fio

06 mai 2015

Os cabelos finos e ralos não têm as mesmas características, o que acaba confundindo muitas mulheres que vão procurar o tratamento adequado para o seu tipo de fio. A dúvida vai de encontro com a diferença entre volume e densidade. Alexandre Rodrigues, Expert K, esclarece sobre a principal diferença entre as madeixas: "Cabelos finos possuem diâmetro menor que outros fios. Trata-se de espessura. Já os fios ralos podem ter qualquer espessura, mas o que caracteriza-o é a pouca quantidade".

Finos x ralos

O hairstylist acrescentou que uma mulher de cabelos finos pode ter uma boa quantidade de fios, em contrapartida, aparentar pouca densidade por causa desta caraterística. Já no caso dos ralos acontece o contrário, a quantidade dos fios é muito pouca, o que geralmente é causada pela queda capilar.





Cuidados básicos para cabelos finos

Mulheres de cabelos finos ainda cometem alguns erros na hora de cuidá-los com medo de resultar em fios pesados, minguados ou até mesmo oleosos. "A cliente de cabelos finos não devem usar somente o shampoo - como muitas fazem - porque o mesmo abre as escamas da fibra para realizar a limpeza, causando a sensação de falso volume após seco. É preciso atentar para os cremes de tratamento que não são indicados para os fios finos, que podem conferir um resultado indesejado, assim como a quantidade utilizada e as formas de aplicação. O importante é escolher o produto específico para seu tipo de fio", pontuou o especialista.

Alexandre indicou a linha Therapiste, da coleção Resistance, feita especialmente para cuidar de cabelos finos, que confere densidade na matéria capilar. "Além disso, os produtos da coleção proporcionam força, leveza, maleabilidade e rematerialização da fibra", acrescentou.





Cuidados básicos para cabelos ralos

"Os cabelos ralos também merecem cuidados especiais. Após a queda do fio, existe um período de dormência do folículo para gerar nova fibra capilar, que pode variar de dois a doze meses. Kérastase possui uma coleção chamada Densifique , cuja tecnologia não só desperta novos folículos adormecidos, potencializando a síntese de novos fios, como também nutre o couro cabeludo e restaura a uniformidade da fibra", afirmou.

Cabelos finos e ralos ao mesmo tempo

Por mais que essas sejam duas características diferentes, existem mulheres que têm os cabelos finos e ralos ao mesmo tempo. Para o cabeleireiro, o comprimento ideal para esse tipo de fio deve ser acima dos ombros. "Dessa forma, os fios vão parecer mais volumosos. Aposte em cortes mais sólidos nas pontas, ou seja, evite desfiados, principalmente com navalhas", alertou.





Tratamento adequados para fios finos e ralos

"É característico dos cabelos finos ficarem mais ralos nas pontas quando passam da altura dos ombros. Fatores como falta de tratamento adequado, cortes desfiados, luzes e escovas químicas redutoras de volume tendem a deixar os cabelos muito mais frágeis e quebradiços. Para lavar e tratar os cabelos, utilize a linha que foi apontada no diagnóstico pelo cabeleireiro. Uma ótima dica após utilizar sua linha de manutenção em casa, é apostar em cremes sem enxágue, que são superleves e deixam o toque do cabelo maravilhoso", comentou o expert, que ainda deu dicas de produtos específicos. Confira!

- Para cabelos finos e secos: Utilize o leave in Nutritive Nectar Thermique. O comprimento e pontas ficarão macios, brilhosos com um toque perfeito!

- Para cabelos finos e danificados: Utilize o Fibre Architecte Duo Sérum . Além de reconstruir o comprimento e pontas, apresenta também um resultado de brilho e maciez!

Marque já um horário no salão de beleza para fazer um tratamento profissional!

No mesmo tópico

Consiga cabelos bonitos e saudáveis com segredos de cabeleireiros experts no assunto e que vão revelar o que fazer para cuidar dos fios. Indicações de tratamento para recuperar madeixas danificadas e a melhor solução para outros problemas como ressecamento e manutenção da cor. Tire dúvidas sobre os principais mitos acerca dos cuidados com o cabelo e descubra o que realmente funciona para cada caso.

Orientation message
For the best experience, please turn your device