As máscaras de tratamento capilar são antigas conhecidas das mulheres vaidosas e costumam amenizar muitos problemas como fios ressecados, porosos ou sem vida. No entanto, como todo produto, para que faça o efeito prometido e entregue um resultado satisfatório, é fundamental que a aplicação seja feita corretamente. Saiba como seguindo os conselhos de Marceli Nakashima, Cabeleireira Conselheira Kérastase, do salão do salão Studio W, em Campinas, São Paulo.
Prepare os cabelos
Antes de aplicar a máscara nos cabelos, é necessário higienizá-los. "O primeiro passo é o shampoo, que irá retirar as impurezas e os resíduos externos dos fios. Caso os cabelos não estejam muito sujos ou oleosos, não é preciso repetir a aplicação", ensinou a profissional.
Escolha a máscara ideal
Para que os fios fiquem bonitos e os danos sejam reparados, é imprescindível optar pela máscara mais indicada para cada necessidade dos fios. Se a ideia é tratar dos fios normais a ressecados, basta escolher entre a Masquintense Cheveux Fins (para cabelos finos) ou Masquintense Cheveux Epais (para fios grossos). Por outro lado, caso o propósito seja exibir cachos definidos e nutridos, a dica é apostar na Máscara Oléo-Curl Intense. Para cada situação uma máscara específica é recomendada, basta consultar seu hairstylist.
Aplique o produto corretamente
"Depois de lavar os cabelos com o shampoo indicado por seu cabeleireiro, tire o excesso de água com uma toalha e aplique, mais ou menos, a porção de uma colher de sopa rasa do produto. Distribua a máscara mecha a mecha evitando encostar no couro cabeludo para que ele não fique oleoso. Depois, enluve cada mecha para ter certeza de que o produto foi bem distribuído. Deixe agir por mais cinco ou dez minutos ou de acordo com o tempo indicado pelo fabricante e enxágue bem", auxiliou Marceli.
O tempo de ação da máscara
Para que o produto aja de forma certa, a especialista destaca a importância de se cumprir o tempo de ação indicado. "Respeitando esse prazo, os ativos agirão corretamente. Deixar o produto no cabelo por mais tempo não potencializa o resultado. Em vez disso, a prática pode trazer prejuízos, causando, por exemplo, oleosidade no couro cabeludo e fazendo surgir a caspa. Também é importante lembrar que as máscaras de Kérastase não precisam da ação das toucas térmicas para que entreguem o resultado prometido. É fundamental ficar atento às orientações de cada produto", pontuou.
O que usar depois?
Após enxaguar os fios, retirando todo o excesso da máscara aplicada, pode-se proceder à escovação ou optar por deixar os cabelos secarem naturalmente. "No primeiro caso, o recomendado é aplicar um protetor térmico antes do contato com o calor do secador, como o Nectar Thermique, de Kérastase, e, no segundo, um leave-in é o mais indicado, como o Elixir Ultime Crème Fine, o BB Cream de Kérastase, que concilia a riqueza do óleo com a leveza do creme", finalizou Marceli.