Ter um salão de beleza de sucesso vai muito além de ser um bom cabeleireiro. Planejamento, trabalho em equipe, adquirir e compartilhar conhecimento também são qualidades essenciais para levar o seu negócio adiante com êxito. E nada melhor para te ajudar nessa missão do que ensinamentos de profissionais que já passaram por esse processo.
Veja as 4 dicas de cabeleireiros que listamos a seguir!
1. Investir no treinamento da equipe é essencial para o sucesso do seu salão de beleza
Uma equipe bem treinada é essencial para o funcionamento e o sucesso de um salão de beleza. Afinal, é humanamente impossível que você como dono realize todos os atendimentos do dia. Por isso, a hairstylist e embaixadora de L'Oréal Professionnel Vivi Siqueira recomenda investir no treinamento do seu time. "Ensinar nunca é demais. É mil vezes mais barato ter um colaborador que seja bem treinado do que um que não seja, porque ele não vai te agregar nada, ele não vai fazer você evoluir. E você tem a missão de ensinar essa pessoa", aconselha.
2. Confiar nos seus funcionários e valorizar o trabalho deles fortalece o seu salão
A confiança na equipe é outro fator que separa um salão de beleza de sucesso dos demais. Uma vez que os devidos treinamentos forem dados é fundamental confiar que seus assistentes e cabeleireiros irão realizar um bom serviço mesmo que o resultado não seja idêntico ao que você faria. "Cada um tem uma mão, cada um tem jeito, nunca alguém vai fazer como você. Mas não precisa ter esse medo", diz Vivi Siqueira.
Para a hairstylist, é importantíssimo que você conheça bem os seus contratados e que tenha uma boa relação com eles no dia a dia. Além disso, um bom dono de salão deve sempre valorizar o trabalho da equipe para conseguir mantê-la. "Contrate bem, entenda bem aquela pessoa, percebe se vocês vão se dar bem. Acho muito legal ter um plano de carreira para o seu assistente porque o laço é bem maior quando ele se filia a sua marca. Se você valorizar, for justo e ajudar na evolução do profissional, não tem porque ele sair do seu salão", afirma.
3. Cuide da imagem que você e sua equipe passam para as clientes no dia a dia
Alguns comportamentos podem causar má impressão nas clientes e fazer com que elas troquem o seu salão por outro. Isso pode afetar o sucesso do seu negócio e a sua reputação no mercado, já que muitas clientes trocam informações e recomendações com amigas e outros profissionais sobre os salões que frequentam. Por isso, é essencial pensar em que imagem você e sua equipe querem transmitir para a clientela e causar uma boa impressão.
"Você chega em um salão e tem uma conversa alta, tem aqueles profissionais que contam para todo mundo como foi o fim de semana dele, essa intimidade. Isso assusta muito, alguns clientes até querem saber mas a grande maioria não quer. A gente não pode esquecer que está vendendo um serviço, tem que ser cuidadoso com o que se fala no salão, na altura do som, tem que ser agradável", alerta Emerson Pizzo, hairstylist e educador Kérastase.
O expert recomenda manter as conversas focadas em assuntos acerca de beleza e coisas que possam interessar a cliente. "Converse sobre coisas que você tem a oferecer, tecnologias novas, um produto novo que tenha chegado e se enquadre no perfil dela. É o que eu quero que os profissionais tenham em mente, essa preocupação em tornar esse momento da cliente incrível e que ela saia muito feliz daquele atendimento que ela teve no salão", sugere.
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4. Você deve investir em conhecimento, aprender a servir e como lidar com pessoas
Conhecimento nunca é demais. E isso não vale apenas para a sua equipe, mas também para você enquanto dono salão. "Lembre-se que você é responsável pelo seu conhecimento, pela sua vitória, pela sua trajetória, então invista em você mesmo no tempo ocioso. Vá estudar. O segredo do sucesso está em muita dedicação, muito estudo e muita falha. Uma hora você vai fazer certo e você vai alcançar o sucesso", afirma o hairstylist e artista Redken Daniel Saphiro.
O hairstylist Matheus Vieira destaca que além aprender novas técnicas e produtos é essencial aprender a lidar com pessoas. "Percebo que o grande problema de bons profissionais hoje em dia é não pensar que antes de mexer com um cabelo, você vai mexer com uma pessoa. Esse cabelo está numa pessoa. A aceitação desse cabelo vem da pessoa. Tem que pensar se você gosta de servir as pessoas, se gosta de fazer o bem para as pessoas, fazer as pessoas felizes", comenta o artista Redken.
Para o expert, a forma de lidar com as clientes, a capacidade de escuta, resolução de problemas e foco na satisfação das pessoas é o que separa um profissional de sucesso dos outros. "Meu conselho é esse: pense se você é uma pessoa que gosta de fazer o bem e quer fazer o bem para as pessoas, se você gosta de servir. Essa é a dica que eu dou, pensar em cursos ligados à comportamento, atendimento - mas não o lado piegas, tipo servir um café. É se redimir e entender o que o seu cliente precisa e quer", aconselha.
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