Main content
Para manter o cabelo saudavel no verao e importante manter os fios sempre protegidos com filtro UV e acessorios

Cronograma capilar no verão: veja produtos e hábitos para inserir na rotina

12 jan 2022

Fazer um cronograma capilar no verão com produtos específicos para os dias de sol é essencial para quem preza pela saúde dos fios. Durante a estação, o cabelo ressecado e com toque áspero é um problema bastante comum devido ao excesso de sol e o contato mais frequente com água de mar e piscina, que abrem as cutículas dos fios, deixando-os mais expostos a agressões externas e perdas de nutrientes.

Para quem tem cabelos com química ou usa ferramentas de calor com frequência, o ressecamento pode ser ainda mais intenso e resultar em quebra. Mas com os produtos e hábitos certos, é possível prevenir esses problemas e passar o verão com cabelos bonitos e saudáveis. Veja o que incluir na sua rotina!





Cronograma capilar no verão: alterne hidratações e nutrições com filtro UV e específicas para o seu tipo de cabelo

A hidratação e nutrição capilar são essenciais no verão para prevenir o ressecamento do cabelo. E para adaptar os tratamentos para as necessidades dos fios nessa época do ano, o segredo é alternar o uso de uma máscara específica para o seu tipo de cabelo, que você já deve ter em casa, com uma máscara com filtro UV.

Máscaras de linhas específicas para o verão são as melhores apostas, pois normalmente, além da proteção UV também são desenvolvidas com nutrientes que promovem hidratação e nutrição intensa aos fios. O hairstylist e Expert K Charlles Lima recomenda a máscara de nutrição Aprè-Soleil, de Kérastase, cuja fórmula foi desenvolvida para evitar os danos que são mais comuns no verão. "Na tecnologia dela tem o filtro UV que protege a fibra, a vitamina E que tem uma ação antioxidante e evita o ressecamento, e a água de coco que nutre, então é bem completa", afirma.

É recomendado tratar o cabelo com máscara sempre que houver exposição prolongada ao sol, mas tanto a hidratação quanto a nutrição são tratamentos que devem ser feitos ao menos uma vez por semana cada. Por exemplo, se você lavou e hidratou os cabelos na segunda-feira, na quinta pode nutrir os fios e vice-versa. Vale conversar com o seu cabeleireiro para determinar a frequência de uso de cada máscara de acordo com o seu tipo de cabelo e a sua frequência de lavagens (se é dia sim, dia não ou uma vez a cada dois dias).

Reconstrução capilar no verão: aposte em produtos fortalecedores voltados para as necessidades do seus fios

Quem quer manter os cabelos bonitos e saudáveis no verão não pode abrir mão da reconstrução no cronograma capilar. Embora deva ser feito com menos frequência, geralmente uma vez a cada 15 dias, o tratamento é imprescindível nessa época do ano para fortalecer os fios, auxiliar no controle do ressecamento e prevenir a quebra.

No entanto, em vez de escolher qualquer máscara reconstrutora, o ideal é optar por um produto que seja voltado para as necessidades dos seus fios. Quem tem cabelos loiros ou com mechas, por exemplo, pode investir em uma máscara de reconstrução capilar específica para cabelos loiros e descoloridos, que além de fortalecer vai proteger a cor. O hairstylist Bruno Galhardo recomenda Cicaextreme Blond Masque, da gama Blond Absolu de Kérastase. "Um grande diferencial é sua tecnologia com ácido hialurônico duo e óleo de Edelweiss. Suas moléculas muito menores conseguem preencher melhor as microerosões dos cabelos, com um poder mais elevado de tratamento e recuperação ainda mais rápida", garante.

Já quem não necessariamente tem os cabelos loiros, mas danificados por outras químicas, uso de chapinha ou até mesmo cabelos naturais pode apostar em máscaras fortalecedoras como as da linha Résistance que tem três tratamentos específicos para cabelos enfraquecidos, danificados e extremamente danificados.

Leia também: 8 cortes de cabelo curto com franja que são tendência para o verão 2022

No verão, é importante lavar e finalizar os cabelos com produtos nutritivos e enriquecidos com filtro UV

O cronograma capilar no verão não se limita ao uso de máscaras de tratamentos específicas. Os shampoos e finalizadores também são essenciais para a saúde dos fios, ajudando a protegê-los da ação oxidativa dos raios UV e prevenindo o ressecamento.

A primeira dica é apostar em um shampoo nutritivo e com filtro UV, que seja capaz de remover as impurezas do couro cabeludo sem ressecar o comprimento e as pontas. Para isso, o Bain Aprés-Soleil é uma aposta certeira. "Quando você vai fazer a higienização após esse dia de piscina ou de praia, você consegue uma hipernutrição", comenta Charlles Lima.

Na finalização, o filtro UV também é indispensável, seja qual for o seu tipo de cabelo. Por isso, após lavar os cabelos com shampoo e tratar com a máscara, finalize com o Crème UV Sublime, que pode e deve ser reaplicado após os mergulhos no mar ou piscina, para proteção prolongada ao longo do dia.

Hábitos para inserir na rotina de cuidados com o cabelo no verão: saiba como desembaraçar, estilizar e proteger os fios

Inserir hábitos saudáveis na rotina de cuidados com o cabelo é tão importante quanto investir em bons produtos para o seu cronograma capilar no verão. Desembaraçar, estilizar e manter os fios sempre protegidos da forma correta são os principais pilares para preservar a saúde capilar na estação.

- Desembaraçar: saiu do mar ou piscina e vai desembaraçar o cabelo? Comece com os dedos e então prossiga com um pente de dentes largos, sempre começando das pontas para cima. "Muito cuidado na hora de desembaraçar, porque as cutículas vão estar abertas, então é bom tomar cuidado para não quebrar. É bom desembaraçar com o Crème UV Sublime: aplica o produto e desembaraça primeiro com os dedos e depois com um pente de dente largo", ressalta o hairstylist Charlles Lima.

- Estilizar: o verão é a melhor época para fazer um detox de chapinha, secador e babyliss e deixar os cabelos secarem ao natural. Para estilizar os fios, dê preferência à leave-ins texturizadores como Soleil Huile Sirène, cuja tecnologia com filtro UV, água de coco, vitamina E e o óleo de babaçu proporciona cabelos mais nutridos e com efeito de ondas de praia. "Ele ajuda a definir o cabelo e a dar um styling", diz.

- Proteger: Por fim, lembre-se de manter os fios sempre protegidos aplicando o creme com filtro UV antes de se expor ao sol e reaplicado após mergulhar na água. Também vale apostar em penteados e acessórios que ajudem a proteger o cabelo no verão, como coques, tranças e chapéus.

Encontre um salão de beleza próximo de você!

No mesmo tópico

Consiga cabelos bonitos e saudáveis com segredos de cabeleireiros experts no assunto e que vão revelar o que fazer para cuidar dos fios. Indicações de tratamento para recuperar madeixas danificadas e a melhor solução para outros problemas como ressecamento e manutenção da cor. Tire dúvidas sobre os principais mitos acerca dos cuidados com o cabelo e descubra o que realmente funciona para cada caso.

Orientation message
For the best experience, please turn your device