Main content
Os produtos de finalizacao tambem sao essenciais para no tratamento do cabelo danificado no verao

Cabelo danificado no verão? Saiba como recuperar os fios depois da praia e piscina

25 jan 2022

O cabelo danificado pós-praia e piscina é comum no verão. Isso acontece por conta da alta quantidade de sal e cloro presentes na água, duas substâncias que retiram a hidratação e outros nutrientes naturais dos fios de cabelo, deixando-os ressecados, opacos e com toque áspero. Para quem passa vários dias mergulhando sem se preocupar com os fios, os danos podem ser ainda mais intensos. Por isso, é necessário preparar uma rotina de cuidados intensivos para recuperar a saúde dos cabelos.

Além de muita hidratação, tratamentos ricos em proteínas serão essenciais nessa fase. Mas devem ser usados da forma correta para proporcionar o resultado esperado. Veja as dicas!

O primeiro passo para recuperar o cabelo pós-praia e piscina é remover impurezas dos fios

A recuperação de um cabelo danificado no verão começa pela higienização dos fios. Após várias horas na praia ou piscina é normal que as madeixas tenham acumulado impurezas, tanto na raiz quanto no comprimento. E essas impurezas deixam os fios pesados, ressecados e sem vida. Para não ressecar ainda mais o cabelo, o ideal é investir em um shampoo que consiga proporcionar uma limpeza profunda de forma gentil e tratando os fios ao mesmo tempo.





Shampoos profissionais, que normalmente têm fórmulas ricas em ativos e tecnologias mais nobres, são uma boa aposta. O shampoo Acidic Bonding Concentrate, de Redken, é o primeiro passo de um sistema de reparação para cabelos danificados que contém ácido cítrico e um complexo de concentrado que auxilia na restauração da fibra capilar.

O gestual durante a aplicação do produto também faz toda a diferença. Para não embaraçar e estimular a quebra dos fios, procure aplicar o shampoo apenas na raiz, massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos, e use a espuma para higienizar as pontas.

A reconstrução é o tratamento mais indicado para recuperar o cabelo danificado no verão

Cabelos danificados por agentes externos vão precisar de reposição de proteínas. Naturalmente presente na fibra capilar, esse nutriente é retirado dos fios durante o contato com o cloro e/ou alga salgada, o que deixa os fios ressecados e enfraquecidos.

Para repor as proteínas do cabelo danificado no verão, a reconstrução é o tratamento mais indicado, justamente porque exerce essa função no cronograma capilar. Aposte em uma máscara capilar reconstrutora ou em um condicionador concentrado como o condicionador Acidic Bonding Concentrate, que foi desenvolvido para promover reparação e fortalecimento aos cabelos danificados. "O ácido cítrico e o complexo de ligação concentrado auxiliam na blindagem das ligações enfraquecidas na fibra capilar", explica o hairstylist e artista Redken Rafael Cruz.

Leia também: Como fazer cronograma capilar no verão e quais produtos incluir na rotina

Inclua hidratação e nutrição na sua rotina de cuidados com o cabelo pós-praia e piscina

Ainda que você faça uma reconstrução logo após chegar da praia ou piscina, um só tratamento provavelmente não será suficiente para recuperar 100% o cabelo danificado. E como a reconstrução capilar não deve ser feita em excesso para não sobrecarregar os fios, o ideal é incluir tratamentos complementares na sua rotina de cuidados.

A hidratação e a nutrição são perfeitas para isso, pois devolvem água e lipídios para a fibra capilar, dois nutrientes fundamentais para combater o ressecamento, a opacidade e o toque áspero. De forma geral, recomenda-se fazer ao menos uma hidratação e uma nutrição por semana com máscaras ricas em ativos umectantes e nutritivos, como a aloe vera e o óleo de argan, por exemplo. No entanto, é importante avaliar a saúde dos fios com um cabeleireiro para que ele indique a frequência ideal de cada tratamento para o seu nível de danos. "Ouça seu cabeleireiro. Ele conhece seu cabelo e sabe o que é melhor", aconselha Rafael Cruz.

A finalização é um passo essencial para recuperar a saúde do cabelo danificado no verão

O leave-in não é apenas um produto que te ajuda a desembaraçar e fazer um penteado perfeito. Ele também tem a função de proteger os fios de agressões externas e é fundamental para o cabelo danificado no verão que está em fase de recuperação. Por isso, não deixe de aplicar o produto de maneira uniforme sobre os fios, especialmente nas pontas que costumam ser a área mais sensibilizada, sempre após lavar e tratar.

Uma dica para potencializar o tratamento é investir em um leave-in que contenha os mesmo ativos que a sua máscara ou condicionador concentrado. Um exemplo é o leave-in Acidic Perfecting Concentrate que contém o mesmo ácido cítrico e complexo de ligação concentrado do shampoo e condicionador da linha, além de pH balanceado para selar as cutículas do cabelo, o que ajuda a reduzir a quebra, pontas duplas, o ressecamento e outros danos comuns em em cabelos danificados pós-praia e piscina.

Encontre um salão de beleza na sua região!

No mesmo tópico

Consiga cabelos bonitos e saudáveis com segredos de cabeleireiros experts no assunto e que vão revelar o que fazer para cuidar dos fios. Indicações de tratamento para recuperar madeixas danificadas e a melhor solução para outros problemas como ressecamento e manutenção da cor. Tire dúvidas sobre os principais mitos acerca dos cuidados com o cabelo e descubra o que realmente funciona para cada caso.

Orientation message
For the best experience, please turn your device