Se você é cabeleireiro e está em busca de uma coloração sem amônia para o seu salão de beleza, INOA , de L'Oréal Professionnel, pode ser uma boa aposta. Diferentemente dos tonalizantes, ela é uma coloração permanente - ou seja, tem a mesma durabilidade de cor das colorações com amônia, mas sua tecnologia é à base de óleo, o que confere mais cosmeticidade e tratamento durante o processo de coloração.
O hairstylist e educador da marca Marcos Xavier contou tudo que você precisa saber sobre INOA, desde a fórmula até as nuances e a forma de aplicação, incluindo dicas que podem ser úteis para os profissionais que desejarem trabalhar com o produto nos serviços de coloração. Confira!
O que é INOA: tudo sobre a tecnologia da coloração permanente sem amônia e à base de óleo
Já que INOA é uma coloração permanente sem amônia, você deve estar se perguntando como o acontece a fixação do pigmento na fibra capilar. A resposta é muito simples: na fórmula de INOA, a tecnologia ODS (Oil Delivery System) substitui a amônia por óleo que, atrelado ao oxidante rico exclusivo de INOA, confere a mesma durabilidade de cor com mais cosmeticidade e brilho. "O óleo impulsiona todos os corantes para dentro do córtex, possibilitando a fixação dos pigmentos", comenta o hairstylist Marcos Xavier.
Além da durabilidade, INOA possibilita o clareamento e pode ser usada em diferentes tipos de serviço. "É uma coloração permanente oxidativa com a possibilidade de clareamento até três tons, dependendo da volumagem que você utilizar, totalmente diferenciada do que temos no mercado atualmente. Tem a possibilidade de uma cobertura total de brancos, tonalização de mechas e até para serviços de esfumado de raiz", diz.
Leia também: L'Oréal Professionnel lança Chroma Crème para a correção de cor de cabelos loiros, castanhos e pretos
Oxidante rico de INOA x oxidantes tradicionais: qual a diferença entre os dois tipos de produto
Sim, INOA tem seu próprio oxidante, que sempre deve ser usado junto à coloração: o oxidante rico. "Quando falamos em oxidante rico, a nossa preocupação é entregar um resultado de cor fiel ao da cartela e muita saúde em um processo de clareamento ou de depósito de cor", afirma Xavier.
O principal diferencial do oxidante rico de INOA para outros é sua fórmula desenvolvida para atuar de forma coesa com a fórmula da coloração. Ou seja, além do óleo que faz a ativação dos pigmentos, há outros agentes que auxiliam na proteção dos fios.
"Todo benefício que existe dentro do tubo de coloração tem uma sinergia com o nosso oxidante rico. Dentro do oxidante, temos toda uma tecnologia pensada para garantir essa cosmeticidade. Temos Tocoferol, que é um agente antioxidante, temos também o óleo que garante muito mais nutrição no resultado final e uma tecnologia que durante o processo de clareamento repara as fissuras da fibra", explica.
Benefícios de INOA para o cabeleireiro e para a cliente antes, durante e depois da coloração
A ativação à base de óleo faz com que INOA ofereça diversos benefícios para o cabeleireiro e para a cliente antes, durante e depois do serviço. Marcos Xavier destaca a eliminação de possíveis desconfortos e reações na pele, já que a fórmula é sem amônia, além da preservação da saúde do cabelo. "Existe um conforto ao couro cabeludo durante o processo de aplicação e o tempo de pausa. A cliente vai perceber que não existem fragrâncias, que não há incômodos ao olfato. Como é ativada por óleo, ela age em afinidade com o manto hidrolipídico que existe no couro cabeludo e oferece a possibilidade de não agressão os fios", ressalta.
Para o hairstylist e educador, o uso desse tipo de produto pode destacar o profissional e o seu salão no mercado. "É uma vantagem para o profissional receber os feedbacks da cliente de que o processo não oferece nenhum tipo de incômodo. Então, aposte em INOA quando você quiser oferecer um diferencial para a sua coloração, desde o momento da escolha das nuances até o resultado final", sugere.
Nuances de INOA: gama completa conta com mais de 60 nuances para todos os tipos de serviço
A versatilidade de INOA também pode ser encontrada na gama de cores. São mais de 60 nuances para o cabeleireiro trabalhar em serviços de coloração, tonalização, cobertura de brancos e esfumado de raiz, conforme explica o educador de LP. "Temos tanto nuances fundamentais, fundamentais profundas, temos também nuances que garantem a cobertura de brancos somado ao reflexo quente e temos a diferenciação de uma nuance dourada e de uma fundamental dourada", diz.
O hairstylist dá exemplos de diferentes formas em que as nuances de INOA podem auxiliar o cabeleireiro no salão. "Temos quatro nuances fundamentais douradas: 5.3, 6.3, 7.3 e 8.3, que garantem maior conjuntura num processo de cobertura de branco quando eu tenho a característica de um branco mais resistente, por exemplo. Temos mais quatro nuances recém-lançadas que permitem um processo de pré-pigmentação dentro do portfólio de INOA: 6.40, 7.34, 7.42 e 7.44. Aqui, o zero intensifica o reflexo principal, o número repetido significa um reflexo profundo", explica.
Como usar INOA: dicas de expert para acertar medidas, aplicação e tempo de pausa da coloração
Segundo Marcos Xavier, as medidas de INOA são sempre 1 para 1, o que significa que a mistura deve conter exatamente a mesma quantidade de massa e antioxidante. Quanto ao tempo de pausa, o mínimo é 35 minutos, mas pode ser um tempo maior dependendo do serviço que estiver sendo executado. Na hora da aplicação, o segredo é depositar a coloração uniformemente e compactar em vez de fazer movimentos de "varrer" com o pincel. O hairstylist e educador explica o motivo:
"INOA não expande por conta da sua tecnologia ativada por óleo, diferentemente de uma coloração aquosa, então você precisa distribuir uniformemente. Nós precisamos de uma distribuição precisa para garantir que tenha massa em todos os quadrantes. É aplicar e compactar, não varrer para não tirar o produto e prejudicar a cobertura", ensina. Durante a aplicação e tempo de pausa, você poderá notar um leve escurecimento da coloração no cabelo da cliente. Mas o expert avisa: não se assuste e siga com o serviço normalmente, respeitando o tempo de pausa indicado. Esse é um processo natural e esperado em um produto como INOA.
"É normal essa característica em INOA, nós chamamos isso de processo oxidativo. Por mais que você esteja trabalhando com uma coloração clara, esse processo ocorre independente da altura de tom. O óleo tem um peso físico que impulsiona os corantes, que é a nossa tecnologia ODS, então nesse tempo ocorre esse processo oxidativo. Não se assuste, não tire a coloração. Quando você enxaguar a coloração, ela se manterá na mesma altura de tom que você usou inicialmente", garante.