Main content
Lavar o cabelo com agua quente provoca ressecamento nos fios

Lavar o cabelo com água quente faz mal e pode deixá-lo ressecado e opaco. Veja!

01 jul 2015

A proibição da água quente na hora da higienização dos fios não é nenhuma novidade. Mas você sabe quais são os verdadeiros malefícios que uma temperatura alta pode conferir à saúde capilar? Além do ressecamento, outros fatores estão diretamente ligados a este erro que muitas mulheres ainda insistem em cometer. Confira qual é a maneira correta da lavagem das madeixas com as explicações de Heide Guedes, Cabeleireira Conselheira Kérastase, do salão Studio W, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Os malefícios da água quente para o cabelo

Por mais que a água quente seja uma ótima opção para aquele banho relaxante, deixe ela para os dias nos quais você não vai higienizar o cabelo. "A água quente sensibiliza os fios, deixando-os ásperos. Eles incham devido ao calor, ficam com as cutículas dilatadas, causando embaraçamento maior que o normal, além de ressecá-los. Também desregula a camada hidrolipídica, resultando em maior oleosidade no couro cabeludo", explicou a profissional.





Efeitos imediatos

Segundo a profissional, os malefícios de se higienizar os fios com água quente já podem ser percebidos na primeira lavagem. "Ela deixa os cabelos opacos e sem movimento. Na maioria das vezes, isso já é perceptível logo depois da lavagem. Mas também pode ocorrer de forma gradativa", comentou.

Como lavar corretamente?

"O ideal é começar a lavar a água com água morna. Sempre indico iniciar o banho higienizando os cabelos, assim, a máscara terá um tempo de pausa durante o ritual. Terminar o banho com água fria vai ajudar o creme de tratamento a alinhar as cutículas que foram dilatadas pela água morna", esclareceu a expert.

Água fria confere brilho

Terminar a lavagem dos fios com água fria tem um motivo especial: "Ela realmente proporciona brilho aos cabelos, pois ajuda a alinhar as cutículas. E, uma vez alinhadas, refletem melhor a luz. À água fria também ajuda a selar as cutículas que são essenciais para manter protegidos os nutrientes do interior da fibra capilar".

No mesmo tópico

Consiga cabelos bonitos e saudáveis com segredos de cabeleireiros experts no assunto e que vão revelar o que fazer para cuidar dos fios. Indicações de tratamento para recuperar madeixas danificadas e a melhor solução para outros problemas como ressecamento e manutenção da cor. Tire dúvidas sobre os principais mitos acerca dos cuidados com o cabelo e descubra o que realmente funciona para cada caso.

Orientation message
For the best experience, please turn your device