Quando o assunto em questão é cabelo, uma pergunta é frequente: eles podem ser lavados todos os dias ou não? Muitas mulheres acreditam que a prática constante pode ressecar os fios ou danificar o couro cabeludo e, por isso, ficam em dúvida de como proceder corretamente. Para tirar a dúvida e manter a saúde capilar sempre em dia, siga as dicas do hairstylist Rafael Bertolucci , do salão Urban Clinique, em São José do Rio Preto, São Paulo.
Como lavar
Antes de saber se a lavagem dos fios pode ser diária, é fundamental dar atenção especial à temperatura da água que será utilizada. "O mais adequado é optar por água morna. Também é importante procurar saber sobre a qualidade da água que chega até sua residência, sua concentração de cloro e cálcio. O ideal é que a concentração de cloro seja baixa e que a água esteja isenta de cálcio. Alguns filtros podem auxiliar nesse processo, pois, quando colocados no chuveiro, melhoram a qualidade da água", recomendou.
Cabelos saudáveis
Segundo o hairstylist, quando as madeixas são saudáveis não há problema em lavá-las com frequência. "Naturalmente, temos uma camada oleosa, denominada manto hidrolipídico, que protege e mantém nosso couro cabeludo saudável. Dessa maneira, não há problema em optar pela lavagem diária dos fios caso sua secagem não seja feita com abafamento (bonés ou cabelos úmidos presos), abrindo espaço para fungos e bactérias. O ideal é deixar que os fios sequem em contato com o oxigênio, de forma natural ou com o auxílio do secador", explicou Rafael.
Fios oleosos
O maior motivo para a lavagem com tanta frequência é o fato de os cabelos ficarem oleosos rapidamente. "Quando o couro cabeludo tem essas características, não basta simplesmente retirar a oleosidade, é preciso saber de onde ela vem. Uma dica muito legal para cuidar de raízes oleosas, cabelos com caspas e disfunções no couro cabeludo, é fazer uma espécie de desintoxicação. Esse processo consiste em aplicar no couro cabeludo uma porção do Mythic Oil Óleo Nutritivo , que possui semente de uva em sua composição, e massagear toda a extensão da cabeça como se fosse uma esfoliação. Depois, lave os fios normalmente com a linha indicada por seu cabeleireiro. Minha sugestão é optar pela lavagem diária com os produtos da linha Mythic Oil ", ensinou.
Casos específicos
Apesar da sugestão geral, o hairstylist atenta para a especifidade de cada caso. "Devemos analisar cada cliente de maneira única, pois pessoas que possuam doenças ou anomalias no couro cabeludo podem necessitar de um cuidado diferenciado. Nessas situações, o ideal é procurar orientação médica", auxiliou Rafael.
Como lavar corretamente os fios
Quanto à aplicação dos produtos, é importante escolhê-los de acordo com a textura do fio e prestar atenção aos movimentos que devem ser feitos durante o processo. "Aplique o shampoo no couro cabeludo e massageie com delicadeza. Leve a espuma da raiz para as pontas evitando o atrito, ou seja, sem esfregá-las. Massageie de baixo para cima quando for lavar as pontas, enxágue e repita a operação quantas vezes julgar necessário. Retire o excesso de água com as mãos ou com a ajuda de uma toalha e aplique a máscara ou o condicionador no sentido do comprimento. Massageie por alguns segundos e enxágue abundantemente", ensinou o profissional.
Reduza a oleosidade instantaneamente
Além de lavar corretamente os fios e usar os produtos específicos, é possível diminuir sua oleosidade durante o dia. "Se não existe a opção de lavar novamente os cabelos, pode-se renovar o visual investindo em produtos de finalização. Indico o shampoo a seco Morning After Dust , da linha Tecni.Art. Basta pulverizá-lo na região onde se deseja remover o aspecto oleoso e, em seguida, escovar com uma escova macia. Assim, os fios ganharão volume e um movimento supernatural", finalizou o profissional.
Visite um salão de beleza para tratar o cabelo com um profissional!