Main content
A hidratacao para cabelo ressecado vai ajudar a desfazer os nos mais facilmente

O cabelo está embaraçando muito? 4 possíveis causas e dicas para resolver o problema

05 ago 2019

O cabelo embolando nas pontas, que fica embaraçado facilmente e é difícil de pentear tanto quando está seco quanto quando está molhado, indica que precisa de cuidados. O normal é que os fios formem alguns nós com a movimentação do dia a dia mas eles devem ser simples de desembaraçar com um bom pente ou escova. Se você tem observado uma mudança nos cabelos, é importante avaliar quais hábitos podem estar provocando o problema para poder ajustar a rotina de acordo com as necessidades dos fios. Reunimos 4 possíveis causas para o cabelo embaraçado e dicas simples para resolver cada uma. Confira!

Veja também: tudo sobre creme de pentear e como usar o produto!

1) O cabelo está com muitas pontas duplas

Quando você fica muito tempo sem cortar o cabelo, as pontas vão ficando cada vez mais antigas, desgastadas e frágeis. Com o tempo, elas formam pontas duplas, que embolam e quebram facilmente. Por isso, é comum que cabelos muito longo sejam os mais difíceis de desembaraçar, especialmente quando estão há muitos meses ou até anos sem cortar. Para evitar que isso aconteça, é muito importante visitar o salão de beleza para aparar as pontas pelo menos uma vez a cada 3 ou 4 meses. Assim, será mais fácil passar a escova desde a raiz até as pontas e evitar que os nós se formem.





2) O cabelo ressecado fica embaraçado mais facilmente

O cabelo ressecado é o que fica embaraçado mais facilmente. Quando está carente de nutrientes e hidratação, o fio fica mais áspero, com cutículas desalinhadas, e por isso é mais suscetível a ficar arrepiado e embolado. Independentemente do comprimento dos fios, é fundamental criar hábito de hidratar o cabelo, seja com um condicionador leve ou com uma máscara de hidratação mais intensiva. Dois fatores fazem a diferença nesse momento: o produto usado e a maneira como ele é aplicado. Para realizar um tratamento duradouro sem pesar nos fios, a linha Elixir Ultime, de Kérastase, oferece duas boas opções: o condicionador Le Fondant e a máscara Le Masque. Ambos cotam com óleos de camélia, Pracaxi e argan, entre outros, para nutrir e alinhar melhor os fios, facilitando o desembaraço.

Quanto à aplicação, o segredo é acertar na técnica. "Depois de lavar os cabelos com o shampoo indicado por seu cabeleireiro, tire o excesso de água com uma toalha", ensina Marceli Nakashima, hairstylist e expert K. Esse detalhe vai evitar que a água no cabelo dificulte a absorção da máscara e acabe diluindo a fórmula. "Em seguida, aplique mais ou menos o equivalente a uma colher de sopa rasa do produto pelo comprimento e pelas pontas", conta. Em cabelos curtos ou finos, você pode diminuir a quantidade de acordo com a necessidade. "Distribua a máscara massageando cada mecha e evite encostar no couro cabeludo para não deixá-lo oleoso. Deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante e enxágue abundantemente", finaliza a expert. Depois do banho, é só usar um pente de dentes largos para desembaraçar os fios com muito mais facilidade.

3) Aprenda a desembaraçar o cabelo corretamente

Se o seu cabelo está cada vez mais difícil de desembaraçar, talvez o erro esteja na forma de pentear. O processo deve começar com a preparação: além da hidratação capilar realizada durante o banho, usar um creme de pentear ou um óleo finalizador pode fazer com que o pente deslize mais facilmente. A linha Elixir Ultime oferece três boas opções: L'Huile Légère para cabelos finos, L'Huile Rose para cabelos coloridos e L'Huile Originale para os demais tipos de fios. Aplique uma pequena quantidade no comprimento e nas pontas e reaplique se sentir necessidade.

Para pentear o cabelo, a melhor ferramenta é um pente com espaços largos entre os dentes, que vai ajudar a desfazer nós maiores sem embolar tanto os fios. Se quiser, você pode finalizar passando uma escova ou pente mais fino por todo o comprimento para não deixar nenhum nó passar despercebido. Por fim lembre-se de desembaraçar os fios de baixo para cima, desfazendo os nós das pontas, depois do comprimento e por fim da raiz. Se tentar puxar o pente desde o couro cabeludo até a ponta, vai acabar misturando nós e piorando a situação.

4) O que fazer quando o cabelo embola durante a noite

Você até consegue desembaraçar o cabelo depois do banho, mas sempre acorda com os fios muito embolados. O que fazer? É normal que os movimentos durante a noite criem atrito entre o cabelo e o travesseiro, provocando a formação de nós, mas se está impossível de desembaraçar rapidamente as madeixas pela manha é preciso fazer algumas mudanças. Experimente adquirir uma fronha de seda, que é mais escorregadia então tem menos chance de embolar os fios. Outra boa dica é prender o cabelo para dormir, seja em um coque alto ou em uma trança frouxa. Assim, você diminui o atrito entre as mechas e consegue acordar com madeixas mais alinhadas e sedosas.

Visite um salão de beleza para cuidar dos cabelos com um profissional!

No mesmo tópico

Consiga cabelos bonitos e saudáveis com segredos de cabeleireiros experts no assunto e que vão revelar o que fazer para cuidar dos fios. Indicações de tratamento para recuperar madeixas danificadas e a melhor solução para outros problemas como ressecamento e manutenção da cor. Tire dúvidas sobre os principais mitos acerca dos cuidados com o cabelo e descubra o que realmente funciona para cada caso.

Orientation message
For the best experience, please turn your device