O frizz no cabelo transforma qualquer visual em um bad hair day. Os temidos fios arrepiados podem aparecer por conta de diferentes hábitos do dia a dia, mesmo que feitos de forma involuntária, desde o ato de pentear os fios secos ou torcê-los com a toalha. Além de entender o que é e quais atitudes agravam o frizz no cabelo, também é essencial saber se o seu tipo de madeixa tende a ter mais fios arrepiados. Com isso, você conseguirá controlar o frizz tanto por meio de novos hábitos quanto por produtos para cabelos.
Quer saber o que é frizz e como evitar esse problema? Confira a matéria com um especialista!
Leia também: Como evitar pontas espigadas no cabelo durante o verão?
O que é frizz e quais hábitos favorecem os fios arrepiados?
O hairstylist e Artista Redken Régis Vancinni explica que uma das principais causas do surgimento dos fios arrepiados é a umidade. "O frizz está muito ligado à questão da umidade. O cabelo é feito de camadas sobrepostas, de células laminárias, e quando absorve umidade as cutículas ficam arrepiadas. Moramos em um país muito úmido e no verão isso é ainda mais intenso. Por isso, pedimos que a cliente volte mais vezes ao salão para tratar, especialmente as que vão muito à praia e à piscina", explica.
Existem erros comuns que muitas mulheres cometem diariamente e que prejudicam os fios. Alguns deles são:
- Utilizar ferramentas de calor em excesso e sem aplicar um protetor térmico;
- Pentear o cabelo seco;
- Fazer muitos procedimentos químicos;
- Torcer os fios com a toalha;
- Lavar o cabelo com água quente;
- Utilizar o secador da maneira errada;
- Expor os fios à umidade e chuva sem proteção;
- Excesso de máscaras aplicadas no cabelo.
Cabelo cacheado tende a ter mais frizz que os lisos?
Os cabelos cacheados possuem sua haste em espiral e, por isso, a oleosidade natural vinda da raiz não alcança o comprimento e pontas dos fios. "Eles têm uma tendência maior ao frizz porque na maioria das vezes esses cabelos são finos, por isso a presença do cacho. E os cabelos finos são mais sensíveis ao frizz", explica Régis. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, os cabelos grossos também podem ter frizz em evidência. "Mas cabelo grosso também precisa de proteção, é só usar um leave-in com fator de proteção maior'', recomenda.
Como controlar o frizz quando surge no dia a dia?
Mesmo que o frizz esteja sendo tratado na sua rotina capilar, ele ainda pode aparecer no dia a dia. Além de caprichar na hidratação capilar, o produto que pode fazer toda a diferença para controlar o frizz é o leave-in, principalmente quando ele é formulado para tratar cabelos com frizz. É o caso da linha Frizz Dismiss, de Redken, que conta com três tipos de leave-in:
Anti-Static Oil: tem uma fórmula leve para cabelos finos e médios;
Instant Deflate: oferece um controle médio de frizz para cabelos intermediários;
Rebel Tame: promove um forte controle de frizz para cabelos grossos e indisciplinados, além de proteção térmica para blindar os fios dos danos causados pela temperatura alta das ferramentas de calor.
Além de utilizar um leave-in específico para a espessura do seu cabelo com frizz, também é essencial adotar novos hábitos que evitem os fios arrepiados. Sempre aplique o protetor térmico antes de utilizar ferramentas de calor e evite usá-las em excesso, seque os fios sem apertá-los na toalha para evitar o forte atrito e a quebra, lave os cabelos com água fria e invista em hidratações semanais.
Quais produtos usar para reduzir o frizz do cabelo?
A recomendação do hairstylist Regis Vancinni é utilizar a linha completa de Frizz Dismiss, de Redken, especialmente formulada para controlar o frizz dos cabelos. "Nós temos a linha com shampoo, condicionador, máscara e três tipos de leave-in, um específico para cada necessidade. Nós temos fator de proteção para frizz 20, 30 e 40. No inverno a necessidade é um pouco menor, então se você está acostumado a usar o fator 30, pode usar o 20, ou apenas diminuir a quantidade de produto", sugere. Combinar o uso de produtos que reduzem os fios arrepiados com bons hábitos capilares é uma boa maneira de combater o frizz no cabelo!
Publicada em: 10/08/2015
Atualizada em: 17/11/2021