Para cada tipo de dano que o cabelo sofre, existe um tratamento diferente. No entanto, pode ser difícil identificar um do outro. Entre reconstrução capilar, cauterização e hidratação, você sabe dizer de qual seu cabelo realmente precisa? Realizar o tratamento errado pode causar o efeito oposto ao desejado, deixando os fios opacos, pesados e sem movimento. Para te ajudar a interpretar os sinais que seu cabelo dá, reunimos algumas dicas poderosas e informações essenciais sobre os principais procedimentos da área. Confira!
Como fazer hidratação para cabelos ressecados
Cabelos desidratados são os que sofreram uma perda grande de água, seja por causa de processos químicos, como tintura e alisamento, ou por fatores externos, como secador, chapinha, poluição, entre outros. A verdade é que todos os cabelos podem sofrer com algum grau de desidratação. Para saber se seus fios precisam de um cuidado mais profundo, observe se o cabelo está sem brilho e com textura áspera.
Para reverter esse quadro, invista em produtos de ação hidratante intensa, que vão repor a água perdida pelos fios. A Máscara Heavy Cream, da linha All Soft, de Redken, é recomendada para quem busca uma hidratação profunda. O tratamento contém óleo de coco, que nutre e hidrata a fibra capilar, além de componentes que reconstroem e fortalecem a fibra capilar, além de proporcionarem um condicionamento intensivo. Aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir de cinco a quinze minutos antes de enxaguar.
Como fazer reconstrução capilar em casa
A reconstrução é o processo de repor a matéria do cabelo, sobretudo a queratina. Se você apresenta fios quebradiços, sem movimento, com pontas afinadas e textura elástica quando molhados, é hora de realizar uma reconstrução para recuperar a saúde das madeixas. Nossa recomendação para esse procedimento é a Máscara Strength Builder Plus, que reestrutura a fibra dos cabelos muito danificados.
Distribua no cabelo limpo durante o banho e deixe agir de cinco a quinze minutos minutos, massageando delicadamente mecha por mecha para estimular a penetração do produto. Enxágue em seguida com água morna ou fria, para acentuar o brilho natural dos fios. Mulheres com cabelos alisados com química tendem a sofrer mais com esses sinais de enfraquecimento, mas tome cuidado para não exagerar na frequência com que faz a reconstrução, já que o excesso pode deixar o cabelo ainda mais enrijecido e fraco.
Conheça o poder da cauterização capilar
O processo de cauterização dos fios sela a cutícula capilar, preenchendo os "buracos" que deixam o cabelo poroso. Por ser um tratamento mais profundo, costuma ser recomendado para cabelos alisados, descoloridos ou tingidos, pois estes são os mais sensibilizados. A cauterização a frio de Redken, realizada nos salões parceiros da marca , transforma completamente o cabelo em apenas alguns passos. O procedimento combina o Shot Phase, que devolve nutrientes ao cabelo e o Shot Phix, que ajuda a selar os ingredientes e a equilibrar o pH capilar "Por ser bem completo, o ritual deve ser feito a cada 20 dias, em média" indicou Adalto Couto, Artista Redken do espaço de beleza Fino Capelli, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.