Main content
O acumulo de residuos pode deixar o cabelo opaco e sem movimento

Shampoo anti-resíduos: como usar o produto queridinho dos salões de beleza

28 nov 2017

Cabelo opaco, pesado e sem movimento? Pode ser um sinal de acúmulo de resíduos. O uso frequente de produtos sem higienização adequada dos fios é uma das causas mais comuns para esse quadro, assim como a exposição a agentes externos como a poeira e a poluição.

Veja mais: como o excesso de resíduos prejudica a saúde do cabelo

A melhor maneira de recuperar a saúde, o movimento natural e o brilho dos fios é apostando em um shampoo de limpeza profunda. Se usado corretamente, ele pode transformar a aparência das madeixas imediatamente. Separamos algumas dicas para você aproveitar todos os benefícios desse produto. Confira!

Como lavar corretamente o cabelo

O perigo de não remover completamente as impurezas do fios é que eles tendem a ficar enfraquecidos com o tempo. "Com excesso de resíduos, o cabelo não consegue respirar. Assim, criam-se camadas impermeabilizantes na cutícula, que impedem que o fio receba os nutrientes e enfraquecem sua estrutura" explica o Artista Redken Wagner Macedo, hairstylist do salão Monte K, em São Paulo. A lavagem é uma etapa crucial para a saúde das madeixas. Os shampoos tradicionais não conseguem remover completamente os resíduos do cabelo e podem até agravar o quadro com o passar do tempo. Por isso, é essencial realizar uma limpeza profunda regularmente. Prefira usar shampoo sem sulfato, que é menos agressivos com os fios e evita o risco de cabelo ressecado. Uma boa opção é o Clean Maniac , de Redken, feito com tecnologia micelar. As micelas atraem as impurezas e os resíduos para fora da fibra, higienizando as madeixas delicadamente porém com total eficácia.

Dicas para usar shampoo de limpeza profunda

Por ser um produto com alto poder de limpeza, o shampoo anti-resíduos não pode ser usado com muita frequência. A recomendação dos especialistas é uma ou duas vezes por semana, no máximo, ou os fios correm o risco de ficarem muito expostos e vulneráveis. "Caso seja aplicado mais do que o aconselhável, pode acarretar na falta de brilho, aspereza, excesso de frizz, falta de forma, entre outros" explica Wagner. Após enxaguar completamente o produto, o ideal é apostar em um condicionador de consistência leve. No caso do shampoo Clean Maniac, utilize o condicionador da mesma linha para potencializar os ativos da fórmula. Ele vai proporcionar hidratação sem pesar no visual, dando brilho e balanço às madeixas. Lembre-se de enxaguar completamente o produto depois, para evitar que mais impurezas se acumulem nos fios.

Procurando um salão de beleza? Confira os parceiros L'Oréal Professionnel, Redken e Kérastase

No mesmo tópico

Consiga cabelos bonitos e saudáveis com segredos de cabeleireiros experts no assunto e que vão revelar o que fazer para cuidar dos fios. Indicações de tratamento para recuperar madeixas danificadas e a melhor solução para outros problemas como ressecamento e manutenção da cor. Tire dúvidas sobre os principais mitos acerca dos cuidados com o cabelo e descubra o que realmente funciona para cada caso.

Orientation message
For the best experience, please turn your device